Certificação profissional: 5 vantagens de oferecer na empresa

Tempo de Leitura: 3 minutos

Os coordenadores de treinamento e desenvolvimento são cada vez mais exigidos para capacitar colaboradores nas novas habilidades demandadas por um mercado que se transforma em ritmo acelerado. O que muitas empresas ainda não sabem é que a certificação profissional pode contribuir para se vencer esse desafio.

A certificação profissional representa uma validação de conjuntos de habilidades adquiridas pelos colaboradores.

É por isso que ela tem sido tão utilizada como recurso valioso dos programas de educação corporativa, servindo como um indicador da efetividade do programa e da aprendizagem e domínio de novos conhecimentos dos funcionários. 

A certificação é um diferencial tão importante que muitas empresas, além de oferecê-las a seus times, também estão incluindo-a entre os critérios para recrutamento e seleção.

Um exemplo disso é a Embraer, que utiliza como primeiro fator de corte na seleção de especialistas ou funções superiores as certificações de seus candidatos.

Então, se sua empresa ainda não utiliza a certificação profissional como suporte para um RH estratégico, alinhado às metas e diretrizes do negócio, continue a leitura. A seguir, falaremos mais sobre os benefícios de oferecer certificação profissional em sua empresa.

1. A certificação profissional contribui para as estratégias de retenção de talentos

As empresas, hoje, não competem apenas por clientes, como também pelos melhores talentos. E a falta de um sistema de educação corporativa forte e consistente pode levar à estagnação de uma organização e a desafios de retenção de funcionários.

Este é um motivo comum para que os colaboradores de alto desempenho peçam demissão. A falta de oportunidades de crescimento leva a sentimentos de insatisfação e inquietação e, antes que você perceba, seus talentos poderão ser captados pela concorrência.

Para evitar esse cenário, a certificação profissional, dentro de um programa de educação e desenvolvimento de talentos, pode ser uma importante aliada, demonstrando que a empresa valoriza e investe em seus colaboradores, ajudando-os a progredir em suas carreiras. E isso é um poderoso pilar para a retenção desses talentos.

2. A certificação profissional é um alicerce para construir uma cultura de aprendizagem e inteligência competitiva

O professor Falconi, autoridade em gestão de empresas, deixa bastante claro em seus livros, entrevistas e cursos o quanto o aprendizado organizacional é fundamental para o sucesso das organizações.

Segundo ele, este sucesso só pode ser obtido com a evolução das equipes e a geração de valor. Esta última, por sua vez, é obtida a partir do desenvolvimento dos colaboradores para alcançar metas e criar inteligência competitiva nas companhias.

Nesse contexto, ao oferecer certificação profissional para seus talentos, sua empresa estará dando um importante passo para criar uma cultura de aprendizado organizacional contínuo. E, com isso, um ambiente mais eficiente, criativo, inovador e voltado a resultados.

3. Com funcionários certificados, sua empresa poderá ter melhor desempenho

Em um programa de educação corporativa eficiente, os treinamentos aprimoram as habilidades dos colaboradores. Já a certificação profissional valida que os conhecimentos foram realmente assimilados e que os funcionários sabem como aplicá-los em desafios reais.

Com este ciclo, a empresa obtém um ganho em eficiência, produtividade e evita erros, retrabalhos, desperdícios e problemas com a satisfação de seu cliente. Tudo isso impulsiona seu desempenho e seus resultados.

4. A certificação profissional ajuda as empresas a acompanharem as mudanças do mercado

A tecnologia muda mais rápido do que muitas empresas conseguem gerenciar. E nem sempre a contratação de novos especialistas ou consultores externos é uma possibilidade ou a solução mais benéfica para manter o negócio atualizado.

De fato, em uma pesquisa internacional, cerca de 46% dos CEOs globais afirmaram que aprimorar e requalificar funcionários é uma prioridade para manter suas empresas tecnologicamente relevantes.

Nesse contexto, a certificação profissional é uma maneira de manter sua equipe sempre atualizada com as melhores práticas e mudanças metodológicas e tecnológicas do mercado.

É uma forma também de preparar as equipes para lidar com novas ferramentas, processos e conhecimentos para vencer desafios profissionais e do negócio.

5. Melhoria contínua e satisfação do cliente também são ganhos potenciais

A certificação profissional funciona como uma credencial de reconhecimento e validação de conhecimentos e habilidades de um colaborador e, por consequência, de sua própria empresa.

Com isso, ela poderá ser vista no mercado por seus clientes atuais e potenciais com ainda mais credibilidade e expertise. E isso poderá se refletir na eficiência dos processos de captação de clientes e em sua satisfação.

Ainda, com habilidades constantemente sendo aprimoradas e certificadas, sua empresa poderá melhorar processos, produtos e serviços também continuamente, construindo ainda mais vantagem competitiva.

O que você achou dessas vantagens da certificação profissional? Para contar com elas em sua empresa, saiba mais sobre o Certiport: a solução da Pearson para certificar profissionais.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS