Certiport: solução da Pearson para certificar profissionais

Tempo de Leitura: 4 minutos
reuniao-entre-dois-gestores-analisando-habilidades-dos-colaboradores-considerando-aplicar-certificacoes

Sua empresa identificou lacunas de habilidades em seus funcionários? Sua equipe está desmotivada ou apresentando qualidade executiva e produtiva aquém do esperado? Em situações como essa, a Certiport, solução da Pearson para certificação profissional dentro das empresas, pode ajudar!

Cada vez mais, as habilidades e competências dos colaboradores estão no centro da diferenciação dos negócios, uma vez que muitas tecnologias e metodologias estão sendo comoditizadas.

Afinal, é por meio das pessoas que as empresas conseguem gerar diferencial competitivo, inovação e criatividade para destacarem-se no mercado.

E a certificação pode ser um caminho muito eficiente para isso. Continue a leitura e compreenda melhor essa relação e conheça mais sobre a solução Certiport.

O que é Certiport?

A Certiport, líder mundial na emissão de certificados de competência em tecnologia, é a solução da Pearson para ajudar profissionais e empresas a terem sucesso por meio de certificação.

São mais de 3 milhões de exames de certificação realizados por ano, por meio de uma rede de 15.000 centros autorizados, em 148 países e em 26 idiomas diferentes.

Hoje, muitas empresas líderes de seu setor fazem parceria com a Certiport para desenvolver colaboradores, entregar suas certificações e ter indicadores de desempenho confiáveis.

Fundada em 1997, a Certiport tem suas credenciais reconhecidas globalmente, atuando para ajudar empresas e profissionais a se destacarem e demonstrarem domínio de habilidades.

Certificações: por que elas são cada vez mais visadas dentro das empresas?

As certificações, como as oferecidas pela Certiport, são recursos valiosos para as empresas que buscam formas de melhorar processos, produtos, serviços e de se destacarem em um mercado marcado pela hipercompetição.

Além disso, oferecer a oportunidade de obter certificação profissional aos colaboradores é uma forma de valorizá-los e de mantê-los produtivos, motivados e engajados. E isso é elemento-chave para reter os melhores talentos.

A certificação funciona como uma espécie de validação de conjuntos de habilidades reais dos colaboradores e como estratégia efetiva para o desenvolvimento e programas de treinamento.

E contar com funcionários realmente capacitados e detentores de habilidades estratégicas é algo que pode impulsionar os resultados das organizações.

Muitas vezes, também, as empresas encontram lacunas de habilidades críticas em suas equipes atuais, que acabam constituindo barreiras tanto para o progresso do profissional quanto de seu trabalho.

Para ajudar a resolver essas lacunas, a adoção de programas de certificação profissional pode ser uma solução bastante eficiente.

Outras situações que comumente fazem os setores de RH e gestores buscarem as certificações são: reorganização departamental, desenvolvimento de novos projetos estratégicos, integração de equipes multifuncionais, fusões, programas de inovação, desenvolvimento de novas unidades de negócios, entre outras.

Além disso, ter especialistas certificados pode contribuir para as estratégias de captação de novos clientes para os negócios. Como? As certificações demonstram a alta expertise com a qual o potencial cliente irá contar ao ser atendido por essa empresa.

Afinal, as certificações oferecem uma avaliação confiável e imparcial de habilidades e conhecimentos dos profissionais em um determinado assunto. E ter seus funcionários certificados pode ajudar a gerar mais confiabilidade e melhorar a reputação da empresa.

Programas de Certificações Certiport by Pearson

A Certiport by Pearson oferece às empresas uma avaliação confiável e terceirizada das habilidades e conhecimentos dos seus colaboradores em diferentes áreas. A solução conta com um portfólio abrangente de programas de certificação líderes, incluindo:

1. IC3 Digital Literacy

A tecnologia tornou-se parte de nossa vida cotidiana e nas empresas isso é ainda mais evidente. Entender como ela se insere em ambientes que exigem o uso de computadores e da internet é mais crítico do que nunca.

Assim, a IC3 Digital Literacy é uma certificação oferecida pela Certiport para profissionais de todos os setores que buscam comprovar suas competências em tecnologia e ferramentas digitais no ambiente empresarial.

Dessa forma, essa é uma certificação que valida a capacidade do profissional de usar com eficácia algumas das tecnologias mais atuais e relevantes utilizadas no mercado.

2. Adobe Certified Associate (ACA)

A Adobe Certified Associate é uma certificação reconhecida globalmente e que valida as habilidades do profissional no uso dos softwares Creative Cloud da Adobe.

Aqueles que possuem a certificação ACA podem provar com segurança que apresentam as habilidades e o conhecimento para atender às demandas altamente especializadas da indústria de design de hoje.

3. Microsoft Officce Specialist (MOS)

O programa Microsoft Officce Specialist (MOS) certifica o conhecimento nos programas Microsoft Office.

Esse programa garante que cada usuário certificado demonstrou a capacidade de comandar todos os recursos e funcionalidades do Microsoft Office.

4. Microsoft Technology Associate (MTA)

A certificação Microsoft Technology Associate (MTA), oferecida pela Certiport, valida o conhecimento necessário para a construção de uma carreira sólida em tecnologia.

Essa é uma certificação que comprova habilidades e conhecimentos básicos de tecnologia, abordando uma ampla gama de conceitos críticos da área, com exames projetados para avaliar e validar os conceitos técnicos básicos em três áreas principais: Desenvolvedor, Banco de Dados e Profissional de TI.

5. Autodesk Certified User (ACU)

Fortes habilidades de design de software são um grande trunfo para profissionais e empresas se destacarem.

É por isso que a certificação Certiport Autodesk Certified User é tão visada e amplamente reconhecida pela indústria no desenvolvimento de carreira de designers, arquitetos engenheiros, entre outros profissionais.

6. PMI Project Management Ready

Vivemos na era da Economia de Projetos, na qual o trabalho e os times são organizados em torno de projetos e seus diferentes escopos.

Por esse motivo, essa certificação é tão importante para empresas que buscam obter mais competitividade, eficiência e inovação.

Ela certifica o conhecimento de princípios básicos de gerenciamento de projetos e de ferramentas para aplicar esse conhecimento a uma ampla gama de planos de carreira e desafios laborais.

Conclusão

As certificações podem ser recursos valiosos para que setores de RH consigam promover os resultados esperados com programas de benefícios, avaliação de desempenho, treinamento e desenvolvimento.

Ainda, podem exercer um impacto significativo para se vencer desafios importantes como elevar a retenção de talentos, a produtividade, a motivação e a qualidade das entregas dos times.

E a Certiport é uma parceira para este trabalho, oferecendo certificações altamente reconhecidas e que impactarão tanto nos resultados internos quanto nos externos.

Afinal, as certificações são muito bem-vistas pelo mercado, ajudando na construção de uma imagem de ainda mais credibilidade e especialização junto ao cliente.

Para saber mais sobre a solução da Pearson para certificação profissional, entre em contato com nossos especialistas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS