6 benefícios do desenvolvimento de pessoas para as empresas

Tempo de Leitura: 3 minutos
treinamento-de-equipe-de-trabalho-para-uma-acao-da-empresa-equipe-reunida-em-sala-de-reuniao

Os impactos do treinamento e desenvolvimento de pessoas para as empresas são tão positivos que o investimento não só compensa como se justifica.

As vantagens do treinamento e desenvolvimento de pessoas aparecem quando as ferramentas que promovem a circulação do conhecimento dentro do negócio funcionam bem. Esta troca de informações gera crescimento e progresso.

Apenas promover capacitações na entrada dos profissionais na empresa não basta. Aqui estamos falando de um sistema de educação corporativa.

O treinamento e o desenvolvimento de pessoas na empresa, conhecido pela sigla T&D, é um conjunto de processos que objetivam a aquisição de competências e o aprimoramento de habilidades.

Quando é sólido, bem estruturado e permanente, os resultados de um programa de treinamento e desenvolvimento são tangíveis e concretos. O mesmo vale para os benefícios. Acompanhe!

Entendendo melhor a diferença entre treinamento e desenvolvimento de pessoas

O treinamento como procedimento de aprendizado corporativo tem suas especificidades. O conteúdo é relacionado diretamente ao cargo que a pessoa ocupa na empresa. O propósito é atender as exigências da função que desempenham.

Gestores com equipe, por exemplo, são treinados na arte de liderar, dar feedback, levar as equipes ao sucesso, etc.

Geralmente os treinamentos são de curta duração e visam reforçar o papel que o público-alvo exerce na organização.

o desenvolvimento de pessoas é um processo mais amplo e profundo. Serve pra aprimorar habilidades que não estão diretamente associadas a cargos e funções. São, normalmente, de longo prazo e têm como meta principal o avanço na carreira profissional.

Quando estas duas vertentes funcionam juntas, de forma alinhada, com uma complementando a outra, o sucesso da prática vem naturalmente.

Ciente disso, veja a seguir quais os benefícios de desenvolver os seus colaboradores.

6 benefícios do desenvolvimento de pessoas para as empresas

1. Aperfeiçoamento e reciclagem

Um programa contínuo de treinamento e desenvolvimento de pessoas garante o aperfeiçoamento de habilidades e competências. E, simultaneamente, promove a reciclagem do conhecimento que os funcionários já detêm.

Afinal, quem está na empresa há algum tempo e também quem chega carrega uma bagagem de informações e vivências que não pode ser desprezada.

2. Mudança de atitudes

Por meio do aprendizado e desenvolvimento, é possível promover uma renovação de atitudes e comportamentos, maior comprometimento e mais criatividade. Estes são ingredientes indispensáveis para encarar os desafios do dia a dia, não é mesmo?

Quanto mais capacitadas, mais as pessoas conseguem acompanhar as inovações que surgem no mercado, entender as tendências e os novos hábitos de consumo e traduzir tudo isso para os serviços e produtos que desenvolvem.

As capacitações têm o poder de fazer com que todos desempenhem suas responsabilidades com o máximo de qualidade e produtividade.

3. Motivação e engajamento

Treinamento e desenvolvimento são fatores que propiciam maior motivação. Ao se sentirem valorizados e percebendo o quanto a empresa investe no seu crescimento pessoal e na carreira profissional, os funcionários, automaticamente, atuam com maior envolvimento e orgulho de pertencer.

Estes são aspectos valiosos para o engajamento geral.

4. Redução do turnover e retenção de talentos

As taxas de turnover de uma empresa devem estar sempre bem equilibradas. Quando as pessoas saem aleatoriamente e novas vagas são abertas e ocupadas sem planejamento, os custos aumentam na mesma velocidade.

O treinamento e desenvolvimento de pessoas reduz o turnover na medida em que geram aumento de satisfação por parte dos colaboradores. Eles passam a gostar do que fazem no trabalho. O ambiente organizacional também melhora.

Com isso, as pessoas se sentem muito mais estimuladas a permanecer na empresa. E a pensar em novas alternativas e maneiras mais inovadoras de resolver problemas, trazendo soluções e minimizando a tensão no dia a dia da empresa.

5. Minimizando erros e retrabalho

Quando as equipes participam do programa de treinamento e desenvolvimento, elas tornam-se mais capazes de fazer certo na primeira vez. Elas desenvolvem ainda técnicas que ajudam a lidar com imprevistos, gargalos e dificuldades dos processos.

Resultado: os funcionários erram menos, diminuem as falhas e evitam retrabalho.

6. O clima vai bem, obrigado!

O treinamento e desenvolvimento de pessoas tem impacto significativo no cotidiano da empresa. A educação corporativa socializa os funcionários. Isso traz uma convivência mais harmoniosa, sem a competição tóxica.

Todos ficam mais conscientes de sua importância para o alcance dos resultados. Com isso, há melhora nos relacionamentos interpessoais. Além disso, as barreiras das hierarquias engessadas são amenizadas, abrindo espaço para mais integração e cumplicidade.

Conquistar um ambiente assim, onde há laços de confiança e os conflitos são rapidamente superados, é fundamental para o sucesso de toda empresa.

Comece já a investir no desenvolvimento de pessoas na sua organização. Conheça as soluções da Pearson Corporate e saiba como podemos te ajudar nessa missão.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS