Aprendizagem organizacional é a chave para uma equipe de alta performance

Tempo de Leitura: 6 min
colaboradores em reunião de equipe

Em busca de estratégia para gerar diferenciais e garantir um melhor nível de competitividade, nem sempre as empresas percebem que a tão desejada melhoria contínua requer um compromisso com a aprendizagem organizacional.

O resultado disso é que, apesar de iniciativas de aprimoramento serem cada vez mais comuns nas organizações, o resultado dessas ações fica aquém do necessário.

Afinal, como uma empresa pode melhorar sem, primeiro, aprender algo novo? Resolver um problema, inovar em um produto e fazer a reengenharia de um processo, por exemplo, são demandas que exigem o desenvolvimento de novas habilidades e novas abordagens.

Entretanto, com a ausência de avanços no aprendizado organizacional, é possível que as empresas - e os profissionais - simplesmente repitam velhas práticas, sem realmente conseguir se destacar e atingir os resultados esperados.

Confira, neste artigo, a importância da aprendizagem organizacional para as empresas, seus pilares e como fomentá-la para ter uma equipe de alta performance. Acompanhe.

>> Leia também: ​Experiência do colaborador: razões pra sua empresa investir

O que é aprendizagem organizacional?

0 aprendizado organizacional é o processo que se desenvolve ao longo do tempo vinculado à aquisição de conhecimento e à melhoria do desempenho da equipe.

Por meio dele, ocorre a criação, retenção e transferência de conhecimento dentro da organização, o que é vital para gerar inovação e vantagem competitiva.

Qual é a importância da aprendizagem organizacional para desenvolver empresas e equipes de alta performance?

A importância da aprendizagem organizacional é demonstrada pelos vários benefícios que ocorrem nas empresas que desenvolvem uma cultura de aprendizagem, incluindo:

  • Ampliação dos níveis de competitividade;
  • Aumento da satisfação dos colaboradores;
  • Elevação da produtividade, lucros e eficiência;
  • Criação de um ambiente propício à inovação;
  • Redução das taxas de rotatividade de pessoal;
  • Aprimoramento da resiliência em toda a organização;
  • Desenvolvimento de líderes e de profissionais de alta performance em todos os níveis;
  • Aumento da capacidade para reagir de maneira ágil às dinâmicas de um mercado em rápida transformação.

Quais são os pilares da aprendizagem organizacional?

Para fomentar a aprendizagem organizacional de maneira assertiva na empresa, é preciso considerar os três pilares deste conceito. São eles:

  • Ambiente e relações;
  • Estrutura;
  • Políticas e ações gerenciais.

Com isso, é possível perceber que o aprendizado organizacional acontece por meio de um conjunto de diferentes práticas.

Portanto, o estímulo individual é uma ótima forma de desenvolver as habilidades e competências do colaborador de maneira personalizada e efetiva, permitindo que ele saia da sua zona de conforto e seja desafiado para novas oportunidades.

Como a aprendizagem organizacional pode ser fomentada?

A aprendizagem organizacional ocorre quando há a aplicação de novos conhecimentos para gerar novas formas de comportamento, impulsionando e fortalecendo uma equipe de alta performance.

No entanto, as organizações com esse tipo de cultura não surgem da noite para o dia. Os exemplos mais bem-sucedidos são produto de atitudes, compromissos e processos de gerenciamento cuidadosamente cultivados, que se acumularam continuamente ao longo do tempo.

Ainda assim, algumas mudanças podem ser feitas imediatamente. Qualquer empresa que deseja se tornar uma corporação focada em aprendizagem organizacional pode começar dando alguns passos simples.

Um dos passos primordiais é promover um ambiente propício ao aprendizado. Deve haver tempo para reflexão e análise, para pensar sobre planos estratégicos, estudar as necessidades do cliente, avaliar os sistemas de trabalho atuais e inovar em soluções internas e externas.

Outra alavanca poderosa é estimular a troca de ideias. Os limites rígidos inibem o fluxo de informações; eles mantêm profissionais e equipes isolados, o que reduz as possibilidades de colaboração, cocriação e aprimoramento.

Ao criar uma cultura de comunicação aberta e que valoriza as novas ideias, desenvolve-se, também, um ambiente mais propício à inovação e ao aprendizado contínuo.

Isso, aliado a um programa de educação corporativa, ajudará a desenvolver novos conhecimentos e habilidades, que são indispensáveis para consolidar a aprendizagem organizacional e uma equipe de alta performance.

E tudo isso é maximizado ao se implementar um acervo online corporativo, que permita acesso constante a conhecimento atualizado e oportunidades de aprendizado ao colaborador.

Quais são os principais gatilhos para a aprendizagem organizacional?

Como vimos, há diferentes abordagens e ações complementares que ajudam a estabelecer uma cultura de aprendizagem organizacional para fortalecer equipes de alta performance.

Há, também, alguns tipos de gatilhos que podem ser acionados para alavancar esse tipo de aprendizado. Entre eles, estão:

1. Aprendizagem por experiências profissionais

Com ele, o colaborador aprende a partir de experiências vivenciadas no ambiente de trabalho.

É, também, na convivência com os colegas, terceirizados, clientes e líderes que o profissional consegue assimilar as habilidades e conhecimentos necessários para seu aprimoramento.

2. Aprendizagem por inovação

O investimento em recursos de tecnologia é fundamental para modernizar processos internos da empresa e entregar ao colaborador novas possibilidades de aprendizagem.

Dessa forma, implementar um acervo online corporativo, por exemplo, pode ser uma alternativa interessante para aumentar a confiança, a automotivação, a produtividade, além de estimular a colaboração, fomentar o hábito da leitura e potencializar o desenvolvimento de habilidades da equipe.

3. Aprendizagem pela cultura empresarial

Os valores, propósitos e missão da empresa também são relevantes para o desenvolvimento do colaborador.

Os líderes transmitem esses princípios às equipes, permitindo que elas aprendam a partir da observação.

Ou seja, os diretores e gestores se tornam exemplos a serem seguidos pelo colaborador, firmando um papel fundamental na sua construção e aprimoramento profissional.

4. Aprendizagem ativa

Esta é a aprendizagem mais comum no ambiente de trabalho, pois se dá a partir da experiência prática do colaborador. Por meio de tarefas executadas por ele, é possível adquirir conhecimento e agregar novas habilidades.

5. Benchmarking

Por intermédio de uma análise de mercado consistente, o colaborador consegue identificar em outras empresas novos processos e estratégias que podem ser aplicadas internamente para tornar seu trabalho e resultados da empresa melhores.

Como o acervo online corporativo pode contribuir para a aprendizagem organizacional?

Como vimos, entre as iniciativas para fomentar a aprendizagem organizacional e o desenvolvimento de uma equipe de alta performance está implementar um acervo online corporativo.

Também chamado de biblioteca digital, esse tipo de acervo possibilita tornar o acesso ao conhecimento mais fácil, ágil e disponível para os colaboradores.

E tal conhecimento é a base para impulsionar o aprendizado dos colaboradores e a inteligência organizacional.

Além disso, o acervo online corporativo irá auxiliar na criação de uma cultura de aprendizagem organizacional, possibilitando a aquisição e atualização contínuas de novos conhecimentos, de maneira autônoma e motivadora para os colaboradores.

Essa é uma maneira de proporcionar capacitação e aprendizagem aos profissionais, o que ajuda, também, a elevar a motivação dos colaboradores e sua produtividade, elementos essenciais para uma equipe de alta performance.

Dessa forma, a biblioteca digital corporativa atua como uma ponte entre seus colaboradores e novos aprendizados, ajudando a impulsionar o desenvolvimento de conhecimento e inteligência organizacional e o aprimoramento constante dos times.

Para saber mais sobre os benefícios do acervo online corporativo, confira também nosso artigo sobre sete motivos para implementar biblioteca digital corporativa na sua empresa.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS