Como aumentar a produtividade dos seus colaboradores

Tempo de Leitura: 3 min
Aumentar a produtividade dos colaboradores mulher de negócios aplicando treinamento em equipe da empresa

Com tantos desafios no trabalho e fora dele, ter um time realmente produtivo nem sempre é uma tarefa fácil. Com o objetivo de aumentar a produtividade dos colaboradores, muitos gestores buscam métodos, treinamentos e ações motivacionais.

Mas o que realmente funciona atualmente? É sobre isso que vamos falar a seguir. Acompanhe!

Afinal, o que é produtividade nas empresas atuais?

O sonho de todo gestor é ver o seu time produzindo cada vez mais, em menos tempo e com altíssima qualidade. Isso se chama produtividade, ou seja, a relação da capacidade de produção versus o tempo dedicado a ela.

E por que se deseja tanto aumentar a produtividade? Porque colaboradores mais produtivos tornam as empresas mais eficientes, gerando assim melhores resultados. E, consequentemente, mais receita!

Quando as atividades são realizadas da melhor forma possível e os colaboradores adquirem a capacidade de resolver problemas, as empresas estão encaminhadas para o sucesso.

Como aumentar a produtividade dos colaboradores

Essa é a pergunta que todos querem resposta! Existem vários caminhos que levam os colaboradores e empresas a serem mais produtivos. E dentro dessas estratégias existem iniciativas coletivas e individuais.

Vamos começar pelas ações coletivas. Produtividade e organização andam lado a lado. Não adianta o gestor cobrar produtividade da equipe, se as tarefas não são passadas de forma organizada e clara. Outro obstáculo é a ausência de metas, de priorização de atividades e de um ambiente calmo e adequado.

As ações individuais são aquelas que os colaboradores precisam adotar, visando aumentar a produtividade. Com um pouco de disciplina e determinação em mudar hábitos arraigados, grandes ganhos são possíveis. O gestor precisa motivar os colaboradores para que tomem essas ações, por meio de treinamentos, orientações e acompanhamento.

4 dicas para aumentar a produtividade

1. Evite reuniões longas e sem foco

Sabe quem é a maior inimiga da produtividade? As reuniões longas e sem foco! Bons líderes sabem conduzir encontros que resolvam problemas e deleguem tarefas. Caso contrário, são perda de tempo para os participantes.

Lembre-se de que todos os participantes deixam de lado suas atividades para ouvir o que está sendo discutido. Não vale mesmo a pena segurá-los por duas ou três horas seguidas.

2. Ofereça treinamentos recorrentes de desempenho

Pessoas executam melhor e mais rapidamente suas tarefas quando sabem o que estão fazendo. Por isso, treinamentos periódicos e recorrentes relacionados às suas áreas de atuação são essenciais para manter a produtividade dos colaboradores.

Uma boa ideia é perguntar para o próprio time quais são as dúvidas ou necessidades atuais e, então, oferecer treinamentos que atendam às reais necessidades. Tenha certeza de que o time se sentirá valorizado e terá em mãos as ferramentas para ser mais produtivo.

3. Gestão do tempo

O dia de trabalho tem uma quantidade finita de horas. Por isso, oriente sua equipe para que antes de começar a jornada diária, cada um pense sobre quais são os desafios que precisam ser concluídos naquele dia e divida-os em etapas.

O ideal é que seus colaboradores reservem espaços na agenda para cada uma dessas tarefas, com a duração estimada para cada uma delas.

Quando novas atividades surgirem ao longo do dia, peça a eles que reflitam: isso é algo rápido que consigo resolver agora? Se sim, que executem a tarefa naquele exato momento. Mas se a resposta for não, que procurem um horário do dia para aquela tarefa, realocando as atividades previstas anteriormente.

4. Técnica Pomodoro

A metodologia está fazendo sucesso entre profissionais produtivos. A ideia é simples, mas efetiva.

Oriente seus colaboradores para que dividam seu tempo em blocos de 30 minutos. A ideia é trabalhar de forma concentrada e sem interrupções por 25 minutos e usar os 5 minutos restantes para descanso.

Depois de 4 ciclos de 30 minutos, eles devem realizar uma pausa maior, de 15 até 30 minutos, para relaxar a mente um pouco mais.

A técnica Pomodoro costuma dar certo porque garante foco e concentração. Ao mesmo tempo, os intervalos de descanso ajudam a oxigenar o cérebro.

Estabelecendo pequenas metas, seus colaboradores vão ficando mais motivados e menos ansiosos para cumprir as atividades que ainda faltam ser feitas.

Gostou das dicas? Lembre-se sempre que o caminho para evolução profissional está nos treinamentos. Entre eles, os que capacitam os colaboradores da sua empresa com novas habilidades.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS