Idiomas in company: o que saber sobre essa capacitação

Tempo de Leitura: 3 minutos
homem-adulto-estudando-ingles-in-company-com-colegas-de-trabalho

O conceito de cursos de idiomas in company, além de atender as necessidades da sua empresa, proporciona conforto aos funcionários. Estes, por sua vez, têm uma série de benefícios, entre elas, seu próprio desenvolvimento, mais possibilidades de crescimento na carreira e aumento da empregabilidade.

Esta capacitação vem ganhando espaço em organizações de todos os portes e segmentos. Afinal, dominar pelo menos um segundo idioma é uma exigência do mercado.

As vantagens desse modelo de aprendizado são muitas e impactam positivamente empresa e colaboradores simultaneamente.

O programa de idiomas in company pode fazer parte da grade de treinamentos da empesa ou ainda constituir um importante avanço da política de benefícios. Também pode ser oferecido para colaboradores de diversos níveis.

Isto porque, hoje em dia, os funcionários que interagem com multinacionais e parceiros de países com línguas diferentes da portuguesa ocupam as mais diversas posições.

As empresas que investem em treinamento são reconhecidas entre os profissionais que valorizam a educação e a necessidade constante de atualização e aprendizado.

A fluência no inglês, espanhol ou mandarim, por exemplo, agrega valor nos currículos e acelera o desempenho pessoal dentro da organização. E a prática ainda contribui para atração e retenção de talentos.

Curso de idiomas in company: saiba como funciona

Os cursos de idiomas in company geralmente são ministrados nas próprias instalações onde os funcionários atuam. Ou em algum endereço cedido pela empresa contratante.

Os horários das aulas podem se adequar à jornada de trabalho. Algumas empresas permitem que o colaborador participe dentro do seu próprio horário, outras entendem que o ideal é que seja nas horas livres.

O interessante é que a habilitação e a prática do idioma escolhido têm os negócios como foco. E, predominantemente, o segmento da sua empresa. Os colaboradores interagem com os colegas (no caso das aulas em grupo) ou com o professor (se forem individuais) e, nesse processo de aprendizado, vão ganhando fluência.

Os temas da conversação durante a capacitação preparam os funcionários para administrarem melhor as situações do dia a dia no trabalho. Podem ser feitas simulações de reuniões, debates e conferências de assuntos pertinentes.

Essa dinâmica garante maior engajamento dos alunos, derrubando qualquer barreira que possa existir, como timidez ou insegurança.

Vantagens dos cursos de idiomas in company

Cérebro elástico

Quem aprende uma nova língua está desenvolvendo, praticamente sem perceber, todas as partes do cérebro, ou seja, aumentando significativamente sua capacidade cerebral e cognitiva.

A neurociência aposta que os seres humanos se tornam pessoas com mais raciocínio lógico e capazes de absorver melhor outros tipos de conteúdos ao estudar um idioma diferente da sua língua materna.

Internamente, é bastante comum os gestores perceberem que os profissionais bilíngues tomam decisões mais rapidamente - qualidade imprescindível no mercado globalizado e competitivo.

Personalização de conteúdos

Ao adotar os cursos de idioma in company, existe a possibilidade para que se desenvolva uma capacitação para segmentos específicos.

Conforme as áreas de atuação dos colaboradores, a programação das aulas é feita levando em conta vocabulário mais utilizado e também as habilidades características das atividades profissionais deles.

Este fator expande os conhecimentos que o aluno já tem e o insere num universo novo. Isso vale para setores tão distintos quanto jurídico, financeiro, turístico, hoteleiro, de comércio exterior, propaganda e marketing, atendimento ao cliente, contábil, recursos humanos.

Campos ainda mais específicos como energia, meio ambiente, mercado portuário, petróleo, tecnologia, dentre outros, também se beneficiam igualmente.

O fato é que, por meio de conteúdos relevantes nas aulas de idiomas in company, os alunos compreendem a relação entre o que é ministrado e o contexto que eles enfrentam na rotina da empresa.

Como resultado, num curto espaço de tempo, eles ficam muito mais confiantes em usar o novo idioma em telefonemas, apresentações, encontros, conferências e troca de mensagens.

Tudo isso porque o aprendizado do idioma dentro do contexto em que ele será usado dá segurança suficiente para facilitar contatos com clientes, fornecedores e colegas ao redor do mundo.

Retorno certo

Com estas vantagens aliadas à flexibilidade de poder ganhar fluência em outro idioma de modo online, dependendo da instituição escolhida, até mesmo os colaboradores que viajam muito a trabalho podem participar.

Motivação, melhores resultados e retorno com boa relação custo-benefício são consequências naturais desta capacitação baseada em situações reais.

Para planejar a oferta de aulas de idiomas na sua empresa, aprenda primeiro como avaliar as habilidades linguísticas da sua equipe. Este é um passo importante antes da adoção dos cursos de idiomas in company.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS