5 razões para começar a usar programa de diversidade e inclusão o quanto antes

Tempo de Leitura: 4 minutos
grupo-de-pessoas-diversas-trabalhando-em-uma-ideia-no-ambiente-de-trabalho

A diversidade segue ganhando muita importância na formação das equipes empresariais, não estando apenas atrelada à legislação em relação aos profissionais com deficiência. Quando o assunto é a busca por diferentes perfis de colaboradores, o que realmente é debatido é a representatividade da diversa população e força de trabalho do país em que a empresa está inserida.

Já é um consenso que a presença de colaboradores com diferentes pensamentos, culturas, etnias, opiniões e deficiências variadas cria na companhia uma forma de pensar mais plural, democrática e, principalmente, inovadora.

Essa equipe diversa traz resultados positivos, além do quesito financeiro. Quer saber quais?

1. Destaque no mercado

Mais do que uma planilha com bons números, uma empresa sempre busca fortificar a sua marca para, assim, aumentar o valor de seus produtos ou serviços. A força da marca é construída de diversas maneiras, mas, recentemente, algo que está chamando bastante atenção pelos clientes é a responsabilidade social, assim como o respeito pelo meio ambiente.

Dentro desse espectro da responsabilidade social está a inclusão nas esquipes corporativas. Quando uma empresa comunica e demonstra que que abraçou essa cultura, os clientes serão atraídos. Muitos dos consumidores se tornarão leais aos seus serviços e produtos. É um diferencial que coloca uma empresa à frente dos seus concorrentes. E é importante chegar primeiro na corrida por essa filosofia.

2. Atraia os melhores profissionais

A maioria dos profissionais, de qualquer área, estão sempre em busca de novas oportunidades que sejam mais satisfatórias para a carreira. E aí entram muitos critérios: financeiro, social, o bem-estar, o ambiente de trabalho e muitos outros. Uma das características que os profissionais observam é a cultura empresarial, eles procuram por algo que se identifiquem e uma empresa que garanta respeito, relações de qualidade e produtividade.

Normalmente, as empresas que criam equipes diversas entendem as necessidades dos profissionais, além do salário e passam a oferecer isso na organização corporativa. Assim, as condições de trabalho são melhoradas, aumentando proporcionalmente a motivação dos colaboradores. Eles se sentem parte do negócio.

Tantos pontos positivos atraem os melhores profissionais do mercado. Uma vez contratados, e se a cultura for comprovada, também retém eles na companhia.

Uma pesquisa da Deloitte mostrou que 23% das pessoas já deixaram seus empregos para trabalhar em empresas mais inclusivas.

3. Formação de equipes mais criativas

Equipes com pessoas diferentes traz experiências de grande valor para os participantes, já que todos vão precisar conviver com o dissemelhante e, através dele, aprender a enxergar as coisas de outro ponto de vista e a exercer tarefas com abordagens distintas.

Trabalhar com muitas opiniões ajuda o pensamento criativo. Com mais criatividade, soluções inovadoras aparecem, os clientes conseguem melhores resultados, o reconhecimento acontece.

Com o sucesso vem o reconhecimento e promoções, o que torna o trabalho mais motivador e o cotidiano mais agradável

4. Atenda seus clientes de forma mais humana

Ao formar uma equipe repleta de diversidade, a sua empresa vai conseguir olhar para cada situação de diferentes ângulos e entender as particularidades daquela condição. Assim, diminuem os possíveis erros. Esse é um grande diferencial para as empresas diversas, pois garante um atendimento mais humanizado, que entende a necessidade de cada cliente, garantindo a sua satisfação.

A inovação e a criatividade não estão presentes só na criação de produtos e serviços mais eficientes, mas também atinge o nível organizacional.

5. Uma empresa realmente inclusiva

Se pensarmos na importância que essa discussão conquistou nos últimos anos, percebemos o tamanho da disparidade de oportunidades que pessoas diferentes recebem, principalmente no mercado de trabalho.

Todas as empresas possuem valores e visões que projetam a maneira que aquela companhia enxerga o mundo e enxerga também a forma correta de realizar e administrar negócios, além de gerir pessoas.

Ao formar uma equipe mais diversa, dando mais espaço para os colaboradores de perfis diferentes, na faixa etária, etnia ou classe social, a sua empresa está dando um passo concreto em direção a um mundo mais justo, o que é sempre algo a ser reconhecido. Paralelamente, existe todas as outras vantagens que citamos anteriormente.

Implantando a diversidade e inclusão nas empresas

Agora que você sabe as razões para implementar um programa de diversidade na empresa, o próximo passo é: como fazer?

Esse é um processo que precisa ser bem pensado, estruturado e feito de forma transparente, afinal, será uma mudança na cultura organizacional e ninguém quer que gere desconforto entre as pessoas mais importante de todo esse momento: os colaboradores.

É de suma importância realizar um estudo para saber a atual capacidade da empresa para receber os novos colaboradores. Lembre-se: pessoas diferentes têm diferentes necessidades.

Os gestores precisam ser capacitados. Eles vão liderar essa transformação e precisam saber o que fazer em diferentes situações. Se tudo ocorrer bem, rapidamente será notado uma mudança no clima organizacional.

Esse programa precisa ser contínuo, precisa ser diário, para não ser deixado de lado.

Quer saber como promover a diversidade e inclusão na sua empresa?

1) Começa de cima, pela diretoria

A diretoria precisa acreditar nessa nova estratégia empresarial de diversidade e inclusão. O sucesso do programa depende disso.

2) Tenha uma equipe de RH preparada

O processo de inclusão começa no processo de recrutamento e o seu departamento de RH precisa estar ciente disse e fazer corretamente esse início. Com um RH mais capacitado, maior será a atração de públicos mais diversificados.

3) Capacite a equipe em diversidade

Existem programas de diversidade que vão capacitar até todos os colaboradores de uma empresa, para que essa seja mudança de cultura aconteça sem maiores problemas.

4) Incentive a diversidade em todos os níveis

A diversidade precisa estar presente em todos os setores e níveis hierárquicos. Os cargos de gestão também precisam participar, para que todos os colaboradores entendam que todos têm chances de crescer naquele ambiente com as diferenças sendo respeitadas e não discriminadas

A Pearson e a agência Um.a Diversidade Criativa, uniram as suas expertises e desenvolveram uma solução transformadora e inédita para o mundo corporativo. Trata-se do programa de capacitação Mestre em Diversidade Inclusiva, o MDI, que motiva e prepara os colaboradores da sua empresa para abrir espaços e abraçar as diferenças. Saiba mais e seja protagonista deste movimento!​

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ler notícia equipe-diversa-comemorando-resultados-positivos-na-empresa Habilidades Profissionais
16.dez.2020

Como evitar colaboradores desmotivados

Alguns aspectos do ambiente de trabalho podem gerar desconforto aos colaboradores. Conheça alguns motivos que podem gerar o desengajamento de seus funcionários e confira 5 dicas para motivar sua equip...