A importância de ter uma cultura organizacional na sua empresa

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Você saberia dizer se existe uma cultura organizacional na sua empresa? Você sabe o que significa? Em uma década de grandes avanços tecnológicos e depois de um ano desafiador como foi 2020, o mundo corporativo está passando por mudanças e estabelecer uma cultura organizacional é essencial para uma empresa traçar suas metas e alcançá-las.

A cultura organizacional nada mais é do que uma estratégia utilizada por uma companhia empresarial e o objetivo é apresentar um diferencial competitivo para os profissionais do mercado. E essa também é a razão da importância de ter um posicionamento transparente, seja na hora de fazer negócios, na hora de interagir com o cliente, e na hora de definir a visão e os valores da empresa.

Vamos conhecer mais o significado e as vantagens de uma boa cultura organizacional? Está na hora de começar a aprender tudo sobre ela!

Por que é um diferencial competitivo?

O salário ao fim do mês não é a única motivação existente por aí. Diversas vezes, os profissionais estão em busca de uma cultura organizacional positiva e edificante. Por quê? Em um ambiente de trabalho que você consegue enxergar os seus valores pessoais, fica mais fácil de produzir, de se auto motivar e apresentar um trabalho mais eficiente, com novas ideias e pensamentos inovadores.​​

E esse bom ambiente de trabalho alcança-se com uma boa cultura empresarial. Ou seja, com hábitos, crenças, valores e comportamentos de qualidade, que apoiam o profissional e determinam como a sua empresa faz negócios.

É mais do que o clima, a atmosfera do local. Também é mais do que estratégia. É a base de toda organização e, se for positiva, tem a capacidade de colocar a empresa em lugar privilegiado entre as suas concorrentes. Seus colaboradores vão apreciar, seus clientes vão reconhecer. A cultura interna é a identidade, o pensamento, a forma de agir e interagir com o mundo a ao redor.

Como reconhecê-la?

Pense no seu primeiro emprego. Quando você chega ao local, é apresentado aos seus colegas de trabalho e te mostram algum processo já instituído. Você vai passar os primeiros dias se adaptando, assimilando os valores, o que fazer em cada situação. Aos poucos, você vai estar compartilhando seus valores e também ajudando a criar novos para a empresa.

É importante saber que a cultura de uma empresa tem diferentes aspectos. Uns são facilmente observáveis, como a forma que a liderança interage com os subordinados. Outros aspectos são vividos e sentidos.

O mais importante é saber que essa identidade precisa ser clara, para que os colaboradores entendam o objetivo dessa política, já que a cultura organizacional é responsável por unir funcionários e otimizar processos.

Inovação e tomada de riscos

Com o contexto empresarial de hoje, é comum dizer que as culturas organizacionais que trazem melhores resultados são aquelas que incentivam a inovação e a tomada de riscos por parte dos colaboradores, além da capacidade de gestão. Isso significa que a empresa busca criar no funcionário uma visão de dono, sendo arrojado e responsável em todas as decisões do cotidiano.

Se esse for o direcionamento da cultura interna de sua empresa, é uma comprovação de que ela se mostra alinhada com práticas inovadoras, que fornece espaço para os funcionários exercerem sua criatividade em busca de processos mais eficientes e, principalmente, de ideias que podem revolucionar o seu negócio e o mercado em geral.

Mas, para isso, antes de dar esse passo em busca da inovação, é preciso traçar objetivos transparentes e, mais do que tudo, entender precisamente o que técnicas e práticas inovadoras podem solucionar e acrescentar na sua instituição.

Inovação é o mesmo que adotar uma nova tecnologia? Mais ou menos. Inovar envolve bastante coisa. E para que esse pensamento avançado prospere na empresa, é preciso quebrar as amarras, os processos exageradamente burocráticos e os modelos de gestão arcaicos.

Os equipamentos modernos e de última geração nada vão adiantar se a organização não passar por um momento de conscientização e, em seguida, promover um ambiente colaborativo, multidisciplinar e incentivador.

A cultura organizacional com foco na inovação é uma batalha diária. Não se faz em um dia, não se mantém em outro. É todo dia, durante as semanas, meses. Ela é construída. Ela é invisível, mas os seus resultados comprovam a sua existência no dia a dia. Ela envolve tecnologia, mas também está presente nas regras e nos valores de uma instituição, onde o foco é sempre o amanhã, o futuro e o que ele nos reserva.

Como desenvolver e manter a cultura da inovação

Primeiro mudamos as pessoas, depois as pessoas mudam a empresa. É preciso incentivar as pessoas que farão parte desse momento, dessa nova cultura organizacional inovadora. São os personagens que inovam dentro do ambiente e conseguem transferir as grandes ideias para o cotidiano, sempre em busca de melhorar os resultados.

Para isso, é importante ter uma equipe diversificada. O que isso quer dizer? As principais empresas do mundo já embarcaram na tendência de valorizar diferentes grupos minoritários na hora de montar um grupo de colaboradores, com mais mulheres, negros, pessoas LGBTQIA+, idosos e PCDs, inclusive em cargos de liderança.

Segundo a Forbes, 85% das empresas com mais de $500 milhões em receita, concordam que a diversidade é a chave para impulsionar a inovação no ambiente de trabalho.

Quando a empresa une pessoas com diferentes bagagens e experiências únicas, com diferentes abordagens e soluções diferenciadas, esse ambiente diverso faz o que se espera dele: inova. Os pontos de vista divergentes enxergam mais ângulos de um mesmo problema e conseguem apresentar soluções nunca antes apresentadas. A cultura da inovação cumpre com o que promete: resultados incríveis.

Conclusão

Para entender a importância de implementar uma cultura organizacional inovadora na sua empresa, é necessário recapitularmos as suas principais características:

  • Comportamento dinâmico e apreciativo;
  • Regras que permitam à necessidade de pesquisar, gerar ideias e compartilhá-las com sua equipe;
  • Ambientes agradáveis e compatíveis com as necessidades dos colaboradores;
  • Visão transparente, com foco estabelecido, que contribua constantemente para o aprimoramento dos negócios;
  • Processos rápidos e sem desnecessárias burocracias que estimulem as ações criativas dos colaboradores.

Sabendo um pouco mais dos conceitos, características e benefícios da cultura organizacional de uma empresa, podemos perguntar: existe uma cultura interna no seu negócio? Ela é efetiva?

Podemos mudar a pergunta para: a cultura inovadora da sua organização motiva a equipe e apresenta resultados sólidos?

Bons exemplos de cultura organizacional são essenciais para se inspirar e ajudar a empresa a crescer. Se você busca por uma cultura inovadora, essa é a hora de reunir uma equipe diversa e capaz de criar grandes ideias.

Para promover mais a diversidade no seu ambiente de trabalho e desenvolver a criatividade da sua equipe, conheça o Mestre em Diversidade Inclusiva, uma parceria da Pearson e agência Um.a. O MDI é um programa de capacitação que motiva e prepara os colaboradores da sua empresa a entender e abraçar as diferenças.

Quer saber como escolher o melhor programa de diversidade e inclusão para sua empresa? Acompanhe este artigo no blog da Pearson Corporate Solution!

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