Descubra como uma equipe diversa pode impactar no seu negócio

Tempo de Leitura: 4 minutos
grupo-corporativo-com-pessoas-diversas-sentados-segurando-placas-comunicativas

As empresas e organizações corporativas estão passando por um momento contínuo de transformação, em busca de se adaptarem às novas realidades do mercado. A ideia é perseguir a criação de produtos e serviços inovadores, além dos avanços tecnológicos. Assim, a inovação se faz, diariamente, mais necessária nos ambientes empresariais.

O que algumas companhias falham em perceber é que a inovação não é algo episódico ou processual, para realmente surtir efeito, ela tem que fazer parte da cultura organizacional. Dessa maneira, a empresa conseguirá superar seus competidores em um espaço de concorrência mercadológica.

E para ter sucesso na tarefa de inovar, as empresas ao redor do mundo iniciaram uma tendência de enxergar e valorizar grupos minoritários. De início, os recrutadores passaram a formar equipes mais diversas, com mais mulheres, negros, pessoas LGBTQ+, idosos e PCDs, inclusive em cargos de liderança.

Também passou a ser demonstrado publicamente para a sociedade e, em especial, para o mercado, as ações de inclusão. Porém, é importante compreender que essa estratégia não pode ser apenas uma campanha de marketing, que busca desenvolver a imagem corporativa. Para obter os verdadeiros resultados, ela deve ser uma crença real das cabeças hierárquicas da corporação.

Por quê? Essa nova estratégia inclusiva traz inúmeros benefícios, mas, o seu maior atributo, está na capacidade de pensar no futuro, pois a diferença de pensamentos e pontos de vistas anda lado a lado com as melhores ideias, as soluções mais eficientes.

Assim, além do propósito social de inclusão, que é fundamental para a sociedade, a diversidade se conecta diretamente com a inovação para resultados econômicos e financeiros.

Diversidade gera resultado

Cada pessoa, de diferentes comunidades e culturas, cidades e regiões, de diferentes raças, etnias, gêneros, religiões e classes sociais, tem experiências únicas. Quando somadas em um ambiente diverso e inclusivo, constrói-se um espaço muito mais propício ao crescimento.

Segundo a Forbes, 85% das empresas com mais de $500 milhões em receita, concordam que a diversidade é a chave para impulsionar a inovação no ambiente de trabalho. E inovação, como já mostramos, traz resultados econômicos, fortalece a imagem da marca e agrega valor da organização na sociedade.

A diversidade nas empresas é capaz de promover um ambiente de trabalho saudável, além de favorecer a troca de experiências entre diferentes perfis profissionais. Em um espaço confortável e com oportunidades, os colaboradores estarão motivados. Com isso, aumenta a produtividade. É um ciclo virtuoso capaz de elevar a competitividade da empresa no cenário de atuação.

E o ciclo deve ser iniciado nos processos seletivos para as vagas de trabalho. Uma pesquisa da McKinsey & Company, publicada em 2020, apontou que as empresas que consideram a diversidade de perfis no recrutamento entregam resultados 25% maiores.

Empresas valorizadas e produtivas

Uma empresa que acredita na inclusão e pratica esse papel importante na sociedade, representa um novo significado para o meio que está inserida. No fim, gera mais valor para os serviços que são prestados ou para os produtos que são vendidos.

É, claro, um processo que demanda tempo, pois é uma construção de personalidade e de princípios. O primeiro passo é acreditar no que essa estratégia representa e reproduz. Em seguida, é um trabalho diário de engajamento de todos que fazem parte da empresa, sempre com comunicação transparente, explicando os motivos dessa política empresarial. É importante que todos estejam cientes do que está acontecendo, assim, os colaboradores vão enxergar os objetivos que realmente importam.

Quando as ações são bem feitas e bem-sucedidas, é possível testemunhar o nascimento de uma cultura organizacional que trará os resultados relevantes e duradouros. Diferentes visões cobrem mais ângulos, avistam as brechas, geram mais oportunidades e minimizam os pontos francos.

Com uma comunicação transparente, equipe diversa e colaboradores motivados, todas as engrenagens da organização fluirá com mais facilidade e eficiência. Um estudo do Boston Consulting Group mostrou que em empresas onde a diversidade é reconhecida e praticada, a existência de conflitos chega a ser 50% menor.

Um olhar social. Mas mais do que isso

No mundo atual, a diversidade é um tópico que chama atenção por ser um assunto debatido diariamente no mundo político, social e acadêmico. As minorias ganharam voz e estão exigindo o seu espaço de direito.

Para implementar a diversidade em uma empresa, é necessário entender propósito dessa ação no seguimento dos negócios. A diretriz inclusiva não pode ser só uma jogada de relações públicas, pois os propósitos e valores de uma empresa é a razão dela existir. Até para iniciar esse processo em uma organização, é preciso uma equipe diversa, para entender as necessidades de todos os grupos de pessoas e suas peculiaridades.

Quando a sociedade conseguir ver claramente a sua contribuição para o mundo, valor será gerado para todos: acionistas, funcionários e clientes. Com autenticidade, a confiança é conquistada. Essa estratégia tão imperativa no mundo de hoje é uma garantia de vantagem competitiva e sustentável para a empresa e para o sucesso financeiro do futuro.

Conclusão

Uma pesquisa da Universidade de Harvard em parceria com Universidade Técnica de Munique concluiu que a diversidade ganhou impulso como tema em mais de 70% das empresas, especialmente nas economias em desenvolvimento.

Esse direcionamento do mundo empresarial é mais do que tendência, é uma mudança de foco e entendimento do negócio para a próxima geração.

Relembre as vantagens de um time mais diversificado:

  • Crescimento do capital intelectual da empresa
  • Melhores resultados para a organização
  • Clima organizacional mais favorável
  • Diminuição da rotatividade de pessoal
  • Time mais criativo e eficiente
  • Profusão de ideias e pontos de vista

A diferença de conhecimentos e cultura das pessoas que vão integrar o seu time serão características importantes para ampliar a criatividade e inovação no trabalho. Não dá para ficar para trás na questão da diversidade, inclusive em cargos de liderança. As empresas precisam caminhar na direção da inclusão, com novos pensamentos e novas soluções para os desafios do dia a dia da empresa e da equipe.

Para promover mais a diversidade no seu ambiente de trabalho e desenvolver a criatividade da sua equipe, conheça o Mestre em Diversidade Inclusiva. É um programa da Pearson e da agência Um.a Diversidade Criativa que motiva e prepara os colaboradores das empresas para abrir espaços e abraçar as diferenças. É uma transformação do mundo corporativo que você e a sua empresa podem participar.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS