Futuro do trabalho: iniciativas para tornar sua empresa mais inclusiva

Tempo de Leitura: 4.5 minutos

A inclusão no ambiente corporativo é um assunto que está no auge de sua relevância. Afinal, além de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e democrática, inúmeros estudos já mostram que incentivar a diversidade é imprescindível para organizações que buscam a inovação.

Pensando nisso, se você também deseja que a inclusão e a diversidade sejam uma nova realidade em sua empresa, este texto irá te ajudar. Acompanhe abaixo o nosso artigo e descubra como você pode implementar algumas das principais iniciativas que tornam as empresas mais inclusivas. Vamos lá?

Iniciativas que tornam as empresas mais inclusivas

  • Avaliar as posições mais altas na hierarquia

Quantos dos seus presidentes, vice-presidentes, diretores, gerentes e outros colaboradores de alto escalão são negros? Quantos são mulheres? Quantos são pessoas com deficiência? Quantos se identificam como parte da comunidade LGBTQI+? Avaliar a diversidade, sobretudo entre as posições mais altas na hierarquia da sua empresa, é um primeiro passo bastante importante.

Isso porque, especialmente em ambientes externos, são essas pessoas que representam a imagem da sua empresa. E ter a diversidade humana retratada nas posições mais altas da sua organização também diz muito sobre a sua cultura e os seus valores, principalmente para os novos talentos que a sua empresa quer atrair, o mercado e também os seus consumidores.

Além disso, a diversidade nas lideranças traz resultados significativos para as organizações. Afinal, equipes plurais têm melhores resultados, são mais engajadas e mais inovadoras.

No entanto, para se ter uma ideia do quanto uma revolução nas lideranças das organizações ainda é necessária, basta observar os números. De acordo com uma pesquisa feita pela Boston Consulting Group, em 2019, por exemplo, constatou-se que dentre as 500 empresas mais ricas dos Estados Unidos, apenas 24 delas têm mulheres como CEOs. Além disso, apenas 3 desses mesmos CEOs são negros.

Nesse sentido, a inclusão deve estar presente em todos os níveis das empresas, mas principalmente nos mais altos. Ou seja, é importante que a sua organização reflita a própria sociedade em todas as suas equipes, começando pelas altas hierarquias.

  • Promover capacitações baseadas na diversidade

Agora que a sua organização já reconhece a importância da inclusão em todos os seus níveis e cargos, o próximo passo é de fato introduzir a cultura da diversidade e preparar seus colaboradores para serem agentes de mudança. Dessa forma, será possível incentivar a transformação da sua empresa e do seu negócio.

Atualmente, o mercado educacional já disponibiliza uma variedade de treinamentos pautados na inclusão dentro das organizações. No geral, são soluções que buscam ajudar as empresas no processo de implementação da cultura da diversidade no ambiente corporativo. Estes cursos, além de apoiarem o desenvolvimento de equipes que apoiam a inclusão, costumam também ser especializados na formação de lideranças mais inclusivas.

É justamente o caso do Mestre Diversidade Inclusiva (MDI), programa de capacitação da Pearson Corporate Solutions que reúne especialistas, protagonistas e diversos parceiros para motivar as lideranças, a equipe de Recursos Humanos e os colaboradores da sua empresa para abrir espaços e abraçar as diferenças. Saiba mais sobre o MDI e descubra como esse curso pode fazer a diferença na sua organização!

  • Incentivar processos de contratação mais inclusivos

Se a sua organização ainda não conta com profissionais plurais, é hora de incentivar processos de contratação que sejam mais inclusivos. E agora que a sua liderança já está consciente sobre a temática da diversidade e a sua equipe de Recursos Humanos está capacitada para lidar com a inclusão, ficará ainda mais fácil promover processos mais justos.

Por vezes, os processos seletivos são influenciados por preconceitos relacionados a etnia, gênero, sexualidade e até mesmo idade. Isso porque reproduzimos padrões também no mundo corporativo. Por isso, é preciso bastante atenção, empatia e sensibilidade da equipe encarregada da seleção e recrutamento para romper com esses julgamentos infundados.

Ainda, é possível aplicar certas estratégias nos processos de seleção da sua empresa. Uma opção é reescrever as descrições dos cargos de uma maneira mais neutra, sem a utilização de palavras apenas no masculino, por exemplo. Dessa forma, incentiva-se que mais mulheres se identifiquem com as vagas e façam sua inscrição.

  • Fomentar conversas e debates sobre assuntos diversos

Contudo, é importante dizer que apenas contar profissionais com diversos perfis pode não ser o suficiente: é essencial que se fomente, de fato, uma verdadeira cultura de diversidade em sua organização. Para isso, os colaboradores devem compreender que a inclusão e o respeito são fundamentais para a sua empresa.

Nesse sentido, sua organização deve fomentar conversas sobre esses assuntos. O principal objetivo aqui é apresentar pontos de vista diferentes, para que, no final das contas, todos conheçam, entendam e respeitem uns aos outros, mesmo sem necessariamente concordar em todos os pontos. O importante é incentivar o debate e o respeito às diferentes ideias.

Mais uma sugestão seria estimular os grupos de discussão e afinidade, para que os profissionais possam aprender juntos sobre diversas temáticas e também conversar sobre as práticas relacionadas à inclusão e a diversidade. Com isso, é possível impulsionar o engajamento dos colaboradores e até estruturar novos planos de ação para sua empresa.

  • Dar voz a todos os colaboradores

Outra iniciativa que torna qualquer empresa mais inclusiva é dar voz e escutar as opiniões de todos os seus colaboradores. E isso é também importante quando falamos de empresas multinacionais, onde o quadro de profissionais pode contar com centenas e até milhares de pessoas.

Quando esses momentos democráticos são uma realidade da organização, acontecem também grandes encontros de pessoas de diferentes origens, etnias, idades e muito mais. Nesse sentido, é possível promover ocasiões para a reunião dos times, incentivar o envio de pesquisas periódicas e momentos diversos de confraternização, por exemplo.

Ao escutar o que todos têm a dizer, sua empresa aprenderá com as mais variadas perspectivas sobre um mesmo assunto — o que pode também ajudar na tomada de decisões. E, assim, sua organização poderá promover mudanças e até criar novos programas que beneficiem a todos os colaboradores.

Conclusão

É inegável que o futuro do trabalho está pautado também na diversidade e na inclusão. No entanto, são muitas as opções para abraçar as diferenças no ambiente corporativo e tornar a sua empresa mais plural.

De qualquer forma, é bastante importante atuar efetivamente para transformar a sua organização mais diversa, seja investindo em programas de capacitação profissional ou em políticas para a contratação de profissionais com diversas origens e histórias de vida.

Isso porque equipes plurais criam ambientes ideais para a inovação e a geração de novas ideias. Nesse sentido, seja qual for a sua escolha, é importante participar deste processo de revolução no cenário corporativo e destacar a sua empresa no mercado.

Quer saber mais sobre a importância da diversidade e inclusão para a sua empresa? Acompanhe o blog da Pearson Corporate Solutions!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS