Como oferecer benefícios para seus colaboradores em home office

Tempo de Leitura: 3 min
mulher feliz em home office

Em razão da pandemia, a implementação do home office ganhou uma versão mais disseminada entre as empresas. E trouxe à tona a questão sobre o que oferecer em termos de benefícios para seus colaboradores.

Afinal, a rotina mudou e expôs hábitos diferentes. Para acompanhar este movimento, a oferta de benefícios para seus colaboradores também teve que ser alterada. Agora é hora de rever tudo isso e descobrir o que fica, o que será suspenso e como continuar inovando.

Um exemplo foi o vale-transporte, que não fazia mais sentido na nova realidade que impôs o isolamento social e precisou ser revisto.

De maneira integral ou parcial, o home office veio para ficar no contexto dos negócios no Brasil. No entanto, um RH estratégico não pode pensar que adotar um modelo de trabalho mais flexível é suficiente para motivar os profissionais da empresa.

O que está em jogo, também, é a qualidade dos benefícios para seus colaboradores, já que trata-se de algo decisivo para o engajamento dos profissionais e para a produtividade e resultados. É preciso continuar fazendo a diferença na vida das pessoas e trazendo satisfação.

Valorização e fortalecimento de vínculos

Por mais tecnológica que uma empresa seja, ela é feita por pessoas. Em todos os segmentos, são os colaboradores que atendem clientes, quebram a cabeça para encontrar as melhores estratégias, otimizam processos, produzem soluções, divulgam as marcas e aumentam o lucro. São o coração e a alma das organizações.

Com o distanciamento social, os profissionais tiveram que se reinventar para dar conta do recado, mesmo em home office. Portanto, devem ser ainda mais valorizados para continuarem motivados na realização de suas tarefas com qualidade e contribuindo com todo seu potencial.

Essa motivação pode ser potencializada pela oferta de um bom pacote de benefícios para seus colaboradores em home office. Enquanto alguns são obrigatórios por lei, outros benefícios são oferecidos opcionalmente pelas empresas para agregar ainda mais valor aos seus colaboradores.

Outro fator importante a ser considerado é que a distância acarretada pelo trabalho remoto pode acabar dificultando a integração entre colegas e com os líderes de equipes. Neste cenário, é fundamental fortalecer os vínculos pessoais e manter os colaboradores engajados para evitar uma alta na taxa de turnover.

Mas quais outras possibilidades a empresa pode oferecer como benefício para seus colaboradores em home office?

Inove nos benefícios para seus colaboradores

Investir em benefícios para seus colaboradores em home office pode render muitos frutos no relacionamento entre empresa e empregados. São diferenciais que contribuem, sem sombra de dúvida, para a atração e retenção de talentos.

Separamos para você uma seleção de benefícios que são uma inovação nas empresas que prezam a saúde e o bem-estar dos seus colaboradores. Acompanhe!

1. Vale-internet

Este é um dos benefícios mais valorizados pelos colaboradores. Principalmente para quem adotar o home office como o principal modelo de trabalho.

2. Bolsas para cursos online

Boa alternativa dentro de um pacote de benefícios para seus colaboradores em home office. Afinal, os cursos contribuem para que o colaborador se capacite e aprimore suas habilidades.

Além do desenvolvimento do colaborador, a empresa também é beneficiada por poder contar com um profissional mais bem preparado para suas funções. Outra vantagem dos cursos online é a flexibilidade, afinal é possível estudar a qualquer hora usando computadores ou celulares.

3. Biblioteca digital corporativa

A biblioteca virtual é um benefício que influencia diretamente no desenvolvimento dos profissionais. A interatividade da ferramenta, que pode ser acessada 24 horas por dia, sete dias por semana, é uma das vantagens desse benefício.

O colaborador tem à disposição um acervo completo, multidisciplinar, com atualizações permanentes. É importante mencionar que, antes de contratar esse tipo de benefício, a empresa precisa checar se o serviço de acervo virtual atende a todos os requisitos legais do MEC.


>> Leita também: O que a empresa ganha ao ter uma equipe de alta performance?


4. Pagamento sob demanda

Algumas empresas oferecem essa modalidade de pagamento, em que é possível receber o salário conforme os dias trabalhados. Assim, o colaborador pode sacar parte dos seus rendimentos na hora que desejar.

Esse benefício pode ser um alívio para que o colaborador não fique sem dinheiro ao longo do mês, principalmente quando aparecem imprevistos. Ao optar por esse modelo, a empresa contribui para a saúde financeira do profissional.

5. Equipamentos eletrônicos

O home office mostrou que trabalhar em casa é desafiador não só sob o ponto de vista da disciplina profissional. Outro desafio diz respeito à qualidade dos equipamentos para desempenhar as tarefas diárias.

Computador, telefone e plano de internet são indispensáveis. É preciso poder contar com boas ferramentas de trabalho. Nesse caso, a empresa pode auxiliar os profissionais, incluindo a cessão de equipamentos eletrônicos como benefício corporativo. Pode ser empréstimo ou facilitação na hora da compra.

6. Presentes surpresa

O envio de pequenos presentes surpresa à casa do colaborador é uma ação simples, mas que mexe o ponteiro na motivação e no engajamento. Trata-se de uma atitude que mostra todo o cuidado e atenção que a empresa tem com seus colaboradores.

Uma caixa de bombons, flores ou uma caneca personalizada, acompanhados por um cartão também customizado, são alguns exemplos de agrados que fazem toda a diferença para quem está longe do convívio diário dos colegas.

7. Bonificação extra

É uma forma de incentivar a produtividade e qualidade do trabalho realizado remotamente. Funciona como algo a mais na motivação da equipe. Nesse caso, é importante estabelecer metas claras e instituir um acompanhamento preciso sobre os resultados de cada colaborador.

8. Horário flexível

A flexibilização de horários no trabalho é muito valorizada pelos colaboradores. Por isso, o ideal é mesmo não mudar totalmente essa rotina quando a pandemia passar de vez.

Adote este formato de vez no dia a dia da empresa ou parta para o chamado modelo híbrido. É fato que esse benefício é um grande diferencial e tem sido bastante utilizado para atrair novos funcionários.

9. Plano de saúde

A pandemia trouxe novos aprendizados para todos. A saúde e o bem-estar ganharam ainda mais relevância. Por isso, oferecer um sistema de apoio, com médicos, dentistas, terapeutas e psicólogos se tornou ainda mais essencial nas empresas.

Outro diferencial importante é o auxílio-farmácia, para a compra de produtos que vão de medicamentos a testes para Covid-19. Tudo a preços mais camaradas.

Conheça melhor uma biblioteca digital corporativa e veja mais motivos para implementar esse benefício na sua empresa.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS