Diversidade e retenção de talentos: entenda a relação

Tempo de Leitura: 3 minutos
grupo-de-colaboradores-diversos-comemorando-alcance-de-meta

Construir uma cultura organizacional inclusiva, que tenha como base o acolhimento da diversidade e fazer com que todos se sintam bem-vindos não deve ser tratado como modismo. É uma questão de sobrevivência para as empresas, entre outras coisas, conseguirem a tão visada retenção de talentos.

Reunir as peças que compõem o mosaico das diferenças de forma harmoniosa promove satisfação em pertencer ao ambiente, identificação dos profissionais com a empresa e a construção de um clima favorável à colaboração e ao aprendizado.

Além disso, a força de trabalho é multicultural, composta pela união de diversas identidades e backgrounds e pontos de vista, e por diferentes idades, etnias, gêneros. As organizações precisam refletir essa realidade.

Entretanto, se você deseja atrair, desenvolver e reter talentos, é preciso entender que apenas será possível concretizar esse objetivo se colocar em prática uma boa política de diversidade.

Pensando nisso, neste artigo, explicaremos essa relação e apresentaremos os principais benefícios de uma cultura inclusiva. Acompanhe a seguir.

Por que investir em diversidade?

O tema da diversidade e inclusão nas empresas nunca esteve tão em evidência. É algo que merece muito respeito e atenção, pois pode ser um pilar da cultura organizacional e gerar uma série de benefícios para a empresa que vão bem além dos ganhos financeiros.

Um ambiente de trabalho que tenha como centro a pluralidade e valorização das diferenças favorece a troca de experiências e informações. Isso faz com que as pessoas utilizem as suas vivências e conhecimentos para propor soluções colaborativas para os problemas.

Como resultado, as relações, interações e processos ficam mais completos, gerando mais produtividade, inovação e competitividade.

O Brasil é um país reconhecido pela sua imensa diversidade étnica e cultural. Saem na frente aquelas empresas capazes de utilizar isso ao seu favor.

Nesse processo, é importante acolher e valorizar as diferenças, bem como incentivar a construção de equipes cada vez mais diversas e colaborativas, proporcionando um ambiente estimulante e engajador.

Entre os principais ganhos de se estabelecer uma cultura de diversidade na empresa estão:

  • Eliminação ou minimização dos conflitos;
  • Clima organizacional saudável;
  • Incentivo à criatividade;
  • Maior cooperação entre colegas de trabalho;
  • Compartilhamento de novas ideias;
  • Engajamento;
  • Produtividade;
  • Eficiência.

E isso tudo leva à conquista de um dos principais desejos das organizações atualmente: a retenção de talentos.

Diversidade e retenção de talentos: qual é a relação?

A diversidade também está fortemente relacionada à retenção de talentos. Afinal, os funcionários têm melhor desempenho quando se sentem aceitos e respeitados, e também quando veem seus colegas serem tratados com respeito.

Um ambiente organizacional que não inclua a diversidade na sua pauta não permite que colaboradores de diferentes etnias, gerações, grupos sociais e culturas se sintam bem-vindos e devidamente acolhidos.

Consequentemente, a convivência e a rotina profissional torna-se um desafio para muitos colaboradores.

É importante ressaltar que aprender a conviver com o novo e o diferente não é algo que deve partir unicamente dos colaboradores, mas sim deve ser estimulado pela própria organização.

Afinal, promover um ambiente mais diverso e que prepare seus colaboradores para serem agentes de mudança pode ajudar na retenção de talentos.

A diversidade como valor dentro das organizações permite que os profissionais se engajem mais com a cultura do negócio, tenham mais criatividade e permaneçam por mais tempo na companhia.

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, demonstrar que sua empresa está investindo em inclusão e proporcionando um local de trabalho multicultural é fundamental para se destacar, atrair e reter os melhores e mais diversos talentos.

Conclusão

Os esforços de diversidade e inclusão são essenciais hoje para aumentar os resultados financeiros e melhorar a experiência do funcionário.

Um local de trabalho de sucesso é aquele em que as diferenças das pessoas são valorizadas e vistas como uma vantagem que pode impulsionar o desempenho dos negócios e ajudar os indivíduos a prosperar.

É inegável que o presente e o futuro do trabalho estão pautados na diversidade.

A formação de equipes que tenham esse princípio como uma de suas premissas torna a sua empresa mais atrativa para novos talentos. Além disso, ajuda a mantê-los a bordo.

Como resultado, sua empresa se beneficia da retenção de talentos e da redução dos custos relacionados à rotatividade de funcionários.

Se você tem interesse em estabelecer uma cultura que favoreça a diversidade e resulte na retenção de talentos, Conheça o Mestre Diversidade e transforme sua empresa.​

ÚLTIMAS NOTÍCIAS