Engajamento de colaboradores: veja 3 ideias práticas

Tempo de Leitura: 3 minutos
gestor-de-equipe-aplicando-treinamento-colaborativo-na-empresa

O engajamento de colaboradores é fundamental para manter o clima organizacional positivo. O ambiente de trabalho, seja bom ou ruim, influencia todos.

Diante disso, se torna necessário cumprir um programa de iniciativas concretas e permanentes. Vamos mostrar algumas ideias práticas para ganhar o coração dos seus colaboradores.

As empresas que não se preocupam em ter políticas e iniciativas que alavanquem e mantenham a satisfação de seus colaboradores num patamar alto estão fadadas ao insucesso.

Os desafios, a rotina estressante, a necessidade de atualização constante e os relacionamentos dentro da empresa demandam estratégias para engajamento de colaboradores. O comprometimento com os objetivos do negócio também depende do envolvimento de todos.

O rendimento e a produtividade das pessoas são essenciais para que os resultados esperados sejam alcançados com excelência.

Problemas são comuns no dia a dia do trabalho. Mas a forma de lidar com eles e o controle dos eventuais desgastes fazem toda diferença e podem determinar a permanência de uma empresa no mercado. Portanto, mãos à obra!

Veja 3 ideias práticas para o engajamento de colaboradores

1. Comunicação interna eficiente

Em primeiro lugar, cuide da comunicação interna. Mantenha o diálogo franco e transparente com as equipes. Quem não entende para onde o barco está indo e qual o destino certo não rema com o mesmo entusiasmo.

Para elaborar uma estratégia de comunicação que engaje os profissionais da sua empresa, considere o seguinte:

  • Divulgue periodicamente e converse com todos sobre a visão, missão, valores e metas da empresa;
  • Realize demonstrações de resultados com frequência, sejam mensais ou trimestrais, para ter clareza sobre o percurso que a empresa está trilhando. Isso evita uma série de problemas;
  • Não hesite em dar também as más notícias. Elas fazem parte da vida. Porém, quando não são comunicadas oficialmente, abrem espaço para suposições e boatos que não agregam valor, geram tensão e destroem o clima organizacional;
  • Lembre-se sempre que comunicação é via de mão dupla. Dê voz aos colaboradores de todos os níveis hierárquicos. É um erro achar que somente as lideranças têm informações importantes para repassar;
  • Mantenha canais onde todos possam dar opiniões, sugestões e críticas. Esta é uma receita infalível para contribuir com o engajamento de colaboradores.

2. Ações para a saúde mental e física

Uma vida sedentária e sem espaço para descansar, fazer atividades físicas, passar tempo com quem se ama e cuidar de si próprio gera efeitos nefastos. Com a pandemia, a saúde física e mental das pessoas sofreu uma baixa ainda mais significativa.

Pesquisa realizada pela start-up Behup no início da pandemia mostrou que 60,3% dos brasileiros disseram estar mais ansiosos e 53,8% estavam mais estressados. Imagine agora.

Estes dados assustam e precisam ser considerados em todos os programas de qualidade de vida voltados ao engajamento de colaboradores.

Pense em ações que evitem horas desperdiçadas em deslocamento, por exemplo. Avalie a possibilidade de colocar seus funcionários em home office.

Muitas empesas estão adotando 100% o trabalho remoto, outras definem este modelo para alguns dias da semana. Isto depende muito do segmento da sua empresa e do tipo de trabalho realizado por seu pessoal.

Ofereça, também, atividades físicas que possam ser feitas no próprio ambiente de trabalho. Ginástica laboral, corridas aos finais de semana, yoga, meditação, esportes coletivos e outras modalidades são muito eficientes para integração e redução da carga emocional, estresse e ansiedade.

3. Desenvolvimento de competências e habilidades

Como anda a matriz de treinamento e capacitação na sua empresa? Em tempos de crise, muitas empesas precisam fazer cortes em seus orçamentos e escolhem justamente este item para alcançar as reduções necessárias.

Mas o desenvolvimento das pessoas não pode ser considerado despesa. Trata-se de investimento com retorno garantido.

Quando a empresa oferece bons treinamentos aos seus funcionários, eles sentem-se valorizados. Percebem o quanto as lideranças estão apostando no seu desempenho e vislumbram o crescimento na carreira que escolheram. Esta motivação não tem preço e mexe com o ponteiro do engajamento de colaboradores, elevando-o permanentemente.

Hoje o mercado oferece uma série de metodologias inovadoras para o desenvolvimento de profissionais de todos os níveis. On-line ou no modelo presencial, eles podem percorrer trilhas de aprendizagem em diversas áreas do conhecimento.

Para colocar os treinamentos em prática na sua empresa, saiba quais são os passos essenciais para capacitar colaboradores.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS