Experiência do colaborador: razões pra sua empresa investir

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como melhorar a experiência do colaborador

Você já percebeu que um dos principais objetivos das empresas é melhorar a experiência dos consumidores? Mas e a experiência do colaborador, sabia que é um dos fatores que mais traz resultados?

Não é novidade que o mundo do trabalho mudou, e que as organizações que desejam se manter fortes, lucrativas e relevantes sabem que é preciso se adaptar e mudar com ele.

Nesse contexto, saem na frente os negócios que trabalham para otimizar o engajamento dos seus talentos, e reconhecem que as pessoas são ativos fundamentais para alcançar os resultados desejados.

O objetivo, então, passa a ser proporcionar uma vivência significativa no trabalho para todos, e isso engloba tudo aquilo que um colaborador sente, além das suas interações como parte do negócio.

A seguir, saiba mais sobre o conceito e a importância da experiência do colaborador para o sucesso da sua empresa.

Afinal, o que é experiência do colaborador?

A aplicação do conceito de experiência do colaborador vai muito além de uma decoração criativa, da quantidade de dígitos que o seu salário possui ou da presença de salas repletas de mobiliário confortável e colorido.

Ela engloba todas as percepções e sentimentos que cada profissional vivencia nas interações com a empresa, e está relacionada ao propósito, valorização, reconhecimento e aprendizagem promovidos no ambiente organizacional.

A employee experience, como é conhecida em inglês, contempla os fatores que influenciam a rotina de trabalho, seja de forma direta ou indireta.

Ela é construída ao longo de toda a jornada do relacionamento entre a empresa e o colaborador - desde o processo seletivo até o desligamento do profissional.

A cultura da empresa, o clima organizacional, o apoio da liderança, a autonomia para a tomada de decisões e diversos outros critérios definem se essa será uma experiência positiva ou negativa.

Complemente a sua leitura! 

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Quais são os principais benefícios de investir na experiência do colaborador?

Uma empresa que é capaz de despertar nos colaboradores a vontade de darem o melhor de si e que cria uma relação que favorece o crescimento pessoal e profissional conta com colaboradores felizes, produtivos e engajados. Consequentemente, os profissionais farão o possível para que o negócio se fortaleça a cada dia.

Priorizar a experiência do colaborador também cria condições para que a organização alcance uma melhora na satisfação do cliente, mais inovação e rentabilidade para as operações.

Mais que isso, essa é uma estratégia para fortalecer a imagem da marca empregadora (employer branding), reduzir o turnover, otimizar o clima organizacional e a produtividade, e também atrair constantemente talentos de alta performance.

Como melhorar a employee experience na sua empresa em 3 passos simples!

Para criar uma experiência do colaborador positiva, é preciso planejar a jornada para que ela opere em sintonia com os objetivos da organização.

É necessário também realizar o gerenciamento estratégico de pessoas para obter todos os benefícios mencionados anteriormente.

Dessa forma, preparamos algumas dicas fundamentais que não podem faltar no seu processo para otimizar a employee experience, confira:

1 - Invista no onboarding

O processo de recepção (ou “embarque”) é parte essencial da experiência do colaborador.

Ele permite que o profissional, desde o primeiro contato, possa alinhar seus objetivos com os do negócio, conhecer a cultura da organização, entender as expectativas, se sentir parte da empresa e operar em sintonia com ela.

2 - Aposte em benefícios diferenciados

Não é novidade que os benefícios podem ser utilizados como ferramenta de atração e retenção de talentos. Entretanto, com a mudança do perfil dos colaboradores, já não é suficiente oferecer um salário atrativo e aqueles benefícios básicos previstos por lei.

É fundamental, então, implementar ações que estejam alinhadas aos interesses dos profissionais.

Alguns exemplos são horários mais flexíveis, permitir cães no escritório em alguns eventos, participação no processo decisório, delegação de tarefas, autonomia e uma cultura de comunicação direta.

3 - Capacite os colaboradores

Uma excelente forma de promover uma melhora na experiência do colaborador é permitir que ele aprimore suas hard e soft skills.

Investir no desenvolvimento de habilidades e na capacitação por meio de treinamentos contínuos é uma iniciativa que resulta no maior comprometimento com a qualidade das tarefas a serem executadas.

Um programa de treinamento corporativo também contribui para a otimização de processos e de performance e ainda valoriza os profissionais. Como resultado, eles se sentirão motivados e protagonistas de uma experiência de colaborador benéfica e positiva para seu desenvolvimento.

👉Leia também: 3 soluções para capacitação de times da Pearson Corporate Solutions! 

Para saber mais sobre a otimização da experiência do colaborador, leia também o artigo Futuro do trabalho: soluções para qualificar seus colaboradores.

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