O que a empresa ganha ao ter uma equipe de alta performance?

Tempo de Leitura: 3 min
equipe comemorando trabalho em equipe

Uma equipe de alta performance é reconhecida por sua competência e compromisso com o propósito e os resultados da empresa. É quando o time trabalha alinhado com a cultura organizacional, compartilha conhecimento mutuamente e atua em perfeita sintonia.

Neste caso, os benefícios para a empresa são vários e os colaboradores se sentem fazendo parte do negócio.

Um time com esse perfil se constrói a cada dia com a motivação promovida pelo gestor. E, também, por meio da realização contínua de treinamentos e capacitações que valorizem o profissional e sua carreira.

O sucesso de uma organização depende do quanto ela investe nas habilidades técnicas e comportamentais de seus profissionais e de como monitora os avanços.

Ter uma equipe de alta performance acaba sendo um diferencial competitivo para a companhia se destacar entre a concorrência, contribuindo significativamente para o sucesso no mercado.

Como manter uma equipe de alta performance?

As premissas que comentamos até agora sempre valeram. Mas ganham relevância ainda maior agora, quando a maioria das empresas adotou o regime de trabalho remoto, o home office. Muitos profissionais precisaram trabalhar em casa, como medida para conter a disseminação do coronavírus.

Deu certo, e mesmo com a retomada dos negócios, diversas empresas aderiram de vez este modelo. Outras tantas partiram para o sistema híbrido, provendo períodos em casa e outros nos escritórios físicos.

E você? O que tem feito para gerir e engajar sua equipe a distância? Como tem atravessado esse momento de forma produtiva e saudável? Como saber se os profissionais se mantêm engajados e produtivos?

Seguem dicas que ajudam a manter uma equipe de alta performance motivada, mesmo com a série de novidades que o home office acarreta. Afinal, o ideal é sempre se surpreender positivamente com os resultados finais, certo?

Benefícios no novo contexto do home office são aliados da alta performance

A oferta de benefícios sempre teve papel no engajamento e na performance dos colaboradores e isso não é diferente agora que muitos estão trabalhando de casa.

Talvez, os benefícios sejam ainda mais importantes nesse novo contexto, já que é preciso criar novas estratégias para fortalecer os vínculos do colaborador com a empresa.

A nova realidade também requer repensar o conceito de benefícios, adaptando-os para este momento.

Algumas possibilidades, nesse sentido, são:

Benefícios para a rotina de trabalho em home office

  • Vale-internet
  • Cursos online
  • Biblioteca digital corporativa
  • Equipamentos eletrônicos

Benefícios para o bem-estar

  • Horário flexível
  • Presentes

Benefícios financeiros

  • Bonificação extra
  • Pagamento sob demanda

Benefícios tradicionais

  • Plano de saúde
  • Vale-alimentação

Como os benefícios podem se converter em resultados?

São muitos os resultados que você pode obter ao oferecer um bom pacote de benefícios para a sua equipe. Com a alta performance conquistada através dos benefícios, a empresa desfruta de:

1. Crescimento de produtividade

Benefícios reais geram colaboradores mais satisfeitos que, por sua vez, trabalham melhor e têm desempenho mais alto, resultando em mais produtividade.

2. Aumento dos lucros

Com desempenho melhor e mais produtividade, fica mais fácil atingir metas e, consequentemente, obter os resultados financeiros desejados.

3. Redução do turnover

Com colaboradores mais satisfeitos em razão dos benefícios, mais que desempenho e produtividade, e a consequente alta performance, a empresa também retém talentos e reduz custos envolvidos no entra e sai de funcionários;

4. Fortalecimento das lideranças

A percepção que a equipe tem de líderes e gestores melhora, solidificando o espaço ocupado pela liderança.

5. Mais maturidade e comprometimento

Uma equipe mais satisfeita é também uma equipe mais engajada, comprometida com os objetivos e a missão da empresa.

6. Visão mais estratégica

O foco maior nas metas da empresa e o engajamento no trabalho permitem que os colaboradores vislumbrem com mais objetividade seu papel dentro da organização.

Boa gestão de pessoas alinhada aos benefícios para complementar a performance

O conjunto de benefícios oferecidos não faz o seu trabalho sozinho. É importante também fazer uma boa gestão de equipes para assegurar a alta performance, agindo, assim, com base em uma estratégia mais completa.

Algumas dicas finais para colocar isso em prática:

Conheça todos os profissionais de sua equipe

Entenda a forma de trabalho de cada um, seus pontos fortes e o que precisa ser melhorado. Somente assim é possível distribuir tarefas e projetos mais adequadamente.

Motive a equipe e mantenha relações de confiança

Busque aperfeiçoar a atuação individual e coletiva. Elogie os resultados obtidos e oriente continuamente sobre melhorias. Ouça o que todos têm para dizer, estimule o diálogo franco e respeite a diversidade do grupo.

Aperfeiçoe a equipe com treinamentos

Os desafios precisam ser constantes para que a equipe de alta performance não desanime e esteja sempre engajada a conquistar algo. Cursos, treinamentos com certificação e palestras contribuem para isso.

Agora que você já sabe algumas dicas de como manter sua equipe de alta performance no Home Office, saiba mais sobre nossa solução para uma biblioteca digital corporativa: BVirtual.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS