5 passos para capacitar os profissionais de sua empresa

Tempo de Leitura: 3.5 minutos

Você já imaginou o cenário em que contrata um colaborador e o deixa realizando a mesma tarefa por 10 anos sem nenhum tipo de atualização, aperfeiçoamento ou desenvolvimento de novas habilidades? Em um mercado cada vez dinâmico e em constantes transformações, isso com certeza iria resultar em perda de competitividade para sua organização. Hoje, a capacitação profissional é uma necessidade para qualquer empresa permanecer competitiva no mercado.

Nesse sentido, os cursos de hard skills são excelentes aliados para promover a capacitação profissional e fazer com que cada colaborador seja um agente de transformação dentro da sua empresa. Mas apesar de sua importância, o investimento em cursos de capacitação profissional ainda apresenta um déficit no cenário corporativo. E você pode aproveitar isso para capacitar sua equipe e superar a concorrência!

Mas como é possível desenvolver hard skills em sua equipe? Neste artigo, nós vamos apresentar os principais passos para dar início à capacitação profissional na sua empresa. Acompanhe!

Por que contar com profissionais capacitados?

O ambiente corporativo está reconhecendo que os funcionários são ativos principais para o sucesso da organização. Com isso, as tarefas estão se tornando mais complexas, o aumento de competição entre as empresas está aumentando e novos conhecimentos estão sendo exigidos para todos os cargos. Os desafios de manter a sua empresa em cenário de evidência nessas circunstâncias, fazem com que a capacitação profissional do seu time seja parte da estratégia de gestão de pessoas.

É comum que o profissional busque suas próprias alternativas para qualificação. Porém, ao investir na capacitação profissional do quadro de colaboradores, a empresa é beneficiada com uma série de vantagens que podem refletir em melhorias contínuas da equipe e, consequentemente, melhorias na performance e resultados. Abaixo, listamos os principais benefícios de oferecer cursos de capacitação profissional para sua equipe:

  • Elevação de competência na realização de tarefas;
  • Equipe motivada;
  • Aumento de produtividade;
  • Maior capacidade de inovação;
  • Melhorias no atendimento ao cliente;
  • Satisfação de clientes;
  • Redução de custos a médio e longo prazos;
  • Retenção de talentos;
  • Alinhamento dos colaboradores com a cultura e objetivos da empresa.

5 passos para iniciar a capacitação profissional em sua empresa

1.  Identifique as necessidades da empresa

O primeiro passo para fazer um investimento assertivo em cursos de capacitação profissional é levantar as necessidades de melhoria que sua empresa possui em cada setor. Fazer um levantamento completo permite que a organização descubra quais são as habilidades e competências que precisam ser desenvolvidas em cada time. Além disso, é possível identificar e definir prioridades considerando as áreas que mais precisam de alta performance para alcance de metas.

2. Ofereça cursos de hard skills

Após identificar as necessidades da empresa, é hora de definir como você irá capacitar sua equipe. Os cursos de hard skills, ou seja, de capacitação técnica, são uma excelente alternativa de capacitação profissional. Esses cursos podem ser realizados no ambiente on-line, oferecendo vantagens que resultam em um excelente custo-benefício para sua organização.

O desenvolvimento de novas hard skills permite que os colaboradores estejam muito mais preparados e atualizados para lidar com os desafios do mercado. E com isso, estarão qualificados para desempenhar ótimos papéis em seus cargos.

3. Invista na educação continuada

Para acompanhar as constantes mudanças do mercado, é necessário que a capacitação dos colaboradores também seja contínua. A trilha de aprendizagem é uma opção de educação continuada, que acompanha a evolução e novas necessidades da empresa e do mercado de trabalho. Se um profissional já desenvolveu uma hard skill específica, ele pode buscar novos conhecimentos para se tornar cada vez mais qualificado. Por isso, manter sua equipe sempre atualizada te coloca um passo à frente da concorrência.

4. Promova líderes que sejam exemplo

Líderes que sejam vistos como exemplo motivam a equipe para o mesmo caminho. Ter a referência de um profissional qualificado e empenhado na aprendizagem e alta performance, facilita o interesse e adesão dos demais colaboradores. Sendo assim, é essencial contar com a liderança de pessoas competentes e que estejam sempre em busca de qualificação. Se o colaborador não vê que o líder busca melhorar continuamente, a tendência é que ele não se sinta motivado para fazer diferente.

5. Utilize a tecnologia a seu favor

O mundo está cada vez mais tecnológico e conectado. A evolução tecnológica traz diversos benefícios para a aprendizagem, como por exemplo, a modalidade de cursos on-line. Além das plataformas de aprendizagem on-line oferecerem categorias de capacitação profissional, elas são fáceis de usar, dinâmicas e adaptáveis a qualquer turno de trabalho e rotina.

Conclusão

A Era Digital está acelerando o processo de mudança em diversas áreas da nossa vida, principalmente, no ambiente corporativo. Os colaboradores estão buscando empresas que o valorizem individualmente como parte de uma equipe. Então, quando sua empresa decide investir em capacitação profissional, o clima organizacional se transforma positivamente, e além disso, torna-se destaque entre a concorrência.

Considerando esse cenário a ser explorado, vamos colocar essa mudança em prática e superar a concorrência? Para te ajudar nessa missão, apresentamos o Pearson Pro: nossa solução de capacitação profissional!

O Pearson Pro disponibiliza para sua empresa 50 cursos de capacitação profissional, em 20 trilhas de formação. Conheça a plataforma de cursos corporativos on-line e prepare seu time para impulsionar os resultados da sua organização!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS