Como evitar o turnover: tudo o que você precisa saber

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Há diversas soluções que podem ser implementadas dentro da empresa para evitar o turnover. A capacitação dos colaboradores e a criação de um ambiente corporativo diverso e inclusivo são apenas algumas das estratégias poderosas que geram excelentes resultados. Acompanhe!

Os impactos do turnover na produtividade, qualidade e nos resultados finais

Todas as organizações que acompanham com atenção as taxas de turnover conseguem mensurar o tamanho dos impactos da entrada e saída frequente de colaboradores.

O modo como tudo isso reflete diretamente na satisfação dos trabalhadores, produtividade, excelência dos serviços ou produtos oferecidos ao mercado e no resultado geral ao final de cada mês é decisivo para o sucesso.

Por tudo isso, evitar o turnover deve ser um fator de preocupação e uma meta no planejamento estratégico de todas as empresas. Claro que a área de RH é a dona deste tema, mas as lideranças devem estar igualmente empenhadas em contribuir.

O setor de Recursos Humanos precisa ter um programa robusto e estruturado de processos seletivos e estar sempre atuando e fortalecendo a gestão do clima e a cultura organizacional. Além de cuidar zelosamente da política de remuneração e benefícios.

Enquanto que os gestores devem patrocinar estas frentes, procurando atrair os melhores talentos do mercado e, simultaneamente, retendo os funcionários de alto desempenho em suas equipes.

O que é e o que aumenta as taxas de turnover nas empresas?

O conceito de turnover está diretamente ligado ao volume da rotatividade de pessoal. A taxa de turnover mede a quantidade de entradas e saídas de funcionários numa mesma empresa ou num determinado grupo.

Quando muito elevada, os custos sobem na mesma ou até em proporção maior já que são necessários novos investimentos em contratações.

Paralelamente, há o período de adaptação dos novos funcionários, aprendizado nas novas funções, programas de aculturamento, etc. A entrada e saída de colaboradores muito frequente acaba criando um clima de desorganização e tensão prejudicial.

Estes são dois aspectos que geram queda expressiva na produtividade. Eles também comprometem os resultados em geral e a sobrevivência do negócio no mercado.

As causas que resultam em aumento do turnover são várias. E possivelmente mais que uma ao mesmo tempo. Entre as que mais ocorrem, está a insegurança dos funcionários.

Quando falta segurança, eles passam a produzir muito menos, o ambiente de trabalho é contaminado pela ansiedade, pessimismo e pela "netpeão" (fofocas e versões não oficiais que minam o tempo das pessoas). Tratar essa combinação de fatores ajuda a evitar o turnover.

O clima hostil também leva os funcionários a se sentirem reprimidos, acuados e desmotivados. A remuneração desconectada ao que vem sendo pago no mercado e benefícios que não atendam as necessidades das pessoas se juntam à lista de razões que fazem a taxa do turnover subir.

E de nada adianta consertar estas variantes se você não tiver uma política de reajustes salariais adequada, um programa de reconhecimentos e valorização dos funcionários com melhor performance, plano de carreira e um corpo diretivo capaz de manter o engajamento dos funcionários em alta.

O papel da liderança na percepção dos funcionários quanto à empresa também é fundamental. As pessoas gostam de ser tratadas com respeito e de fazer parte de uma rede de relações interpessoais saudáveis.

Líderes inspiradores tornam este panorama possível. Mas é preciso agir rapidamente para evitar o turnover e colaboradores desmotivados.

O que fazer para evitar o turnover?

Se algo não vai bem, é preciso evitá-lo ao máximo. Então, mãos à obra. Para evitar o turnover não basta uma ferramenta única. Para manter suas taxas em patamares aceitáveis, é necessário um conjunto de iniciativas. Alinhadas, elas garantem êxito às empresas. Vamos ver as principais.

Treinamento e capacitação inovadores

Sua empresa tem uma grade de treinamento que promove capacitação profissional e desenvolvimento das habilidades essenciais que possam garantir a qualidade dos serviços prestados?

Caso tenha, esses treinamentos estão de fato contribuindo para o desenvolvimento do capital humano? Como as oportunidades de capacitação estão sendo avaliadas por seus funcionários?

Estas respostas são cruciais e ponto de partida para reinventar a forma como as pessoas são treinadas na sua empresa. Quando as expectativas do pessoal são atendidas, a retenção de talentos vem como uma consequência natural.

Mentoria e Coaching, ensino a distância, aprender com a prática, gamificação, LXP (Learning Experience Platform), LMS (Learning Management System) e Lifelong learning estão entre as principais tendências para 2021. Essas inovações são essenciais para aumentar a atração e retenção de talentos, mantendo sua empresa competitiva.

Diversidade e inclusão para melhorar o clima organizacional

Vivemos numa sociedade plural e com enorme multiplicidade cultural. As empresas têm um papel social importante e precisam adotar uma postura madura, fomentando a valorização das diferenças no ambiente de trabalho.

A cultura de diversidade e inclusão tem tido grande importância nas organizações que se preocupam, de fato, com a qualidade de vida das pessoas.

Os benefícios desta iniciativa são muitos. Ao acolher colaboradores fazendo uso de suas diferenças e apoiando a inclusão de todos, as empresas contribuem para que as equipes alcancem resultados positivos e tenham orgulho de pertencer.

Funcionários estimulados e motivados geram um ciclo positivo no negócio, reduzem conflitos e propiciam boa convivência.

Na medida em que respeito e tolerância aumentam, a capacidade de escuta, o consenso, os acordos e o bem-estar tomam conta do ambiente.

As diferenças de opiniões e a liberdade de colocá-las livremente desencadeiam a construção cooperativa, diminuem a rotatividade e a segregação.

Em meio a tantos impactos positivos para a sua empresa, um ambiente mais diverso e inclusivo naturalmente vai contribuir para evitar o turnover.

Implementando pesquisas de clima periódicas

Já que o tema é dar voz aos funcionários como uma das estratégias para evitar o turnover, vale lembrar que realizar pesquisas de clima organizacional frequentemente significa contar com termômetros potentes que mensuram os índices de satisfação dos colaboradores em relação a diversos assuntos.

É a melhor maneira de identificar o que está sendo bem aceito e o que precisa ser melhorado.

O levantamento também deixa claro quais são as barreiras que impedem desempenhos diferenciados. Quando estes ficam mais evidentes, há a chance de reverter o quadro.

De forma sigilosa e sem medo de represálias, os funcionários ganham a oportunidade de se expressar. Após a compilação dos resultados, seguem-se os planos de ações que, quando implantadas, impulsionam a melhoria no clima organizacional.

Afinal, as pessoas desejam desempenhar suas funções em ambientes alegres e estimulantes, onde haja objetivos comuns, oportunidades de protagonismo e desenvolvimento.

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