Como retomar seus negócios por meio de uma equipe capacitada

Tempo de Leitura: 5.5 minutos

Retomar os negócios é sempre uma missão desafiadora. E essa tarefa se torna ainda mais intensa em cenários complexos e incertos. Porém, para superar os obstáculos e encontrar novos caminhos para reerguer a sua empresa no mercado, é preciso primeiro envolver toda a equipe que faz parte da sua organização nessa empreitada.

Isso porque a retomada dos negócios exige uma postura diferente da que a sua empresa vinha adotando anteriormente. Afinal, não é possível manter as mesmas atitudes que já resultaram em contextos negativos.

Nesse momento tão importante, todo o seu time precisa buscar soluções inovadoras, que estejam alinhadas com as necessidades do mercado. E a principal estratégia para incentivar novas ideias entre os seus colaboradores é a capacitação profissional.

A importância da capacitação do seu time

Toda a equipe que compõe uma empresa é responsável por contribuir com o seu crescimento no mercado. Por isso, em um cenário de recuperação, é necessário que os colaboradores desenvolvam habilidades e competências que se adequem às novas realidades.

Na verdade, diante do constante avanço tecnológico e de tantas mudanças sociais, os profissionais deverão estar sempre se reinventando. Isto é, aprendendo de forma contínua ao longo de suas vidas. Por outro lado, para as empresas se manterem competitivas e atuantes no mercado em qualquer contexto, a requalificação de seus colaboradores também é muito importante.

A capacitação profissional não envolve somente a aquisição de novos conhecimentos técnicos: ela encoraja mudanças de paradigma e estimula que os profissionais tenham uma visão mais ampla sobre o mercado e sobre o contexto em que a empresa onde atuam está inserida.

Por isso, a partir do desenvolvimento de novas habilidades, inclusive cognitivas e socioemocionais, os profissionais passam a ter mais capacidade para analisar as situações e desenvolver soluções rápidas para superar os desafios do momento.

Invista em seus colaboradores e atraia novos talentos

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontaram que, em 2014, mais de 40 milhões de brasileiros demonstravam interesse por cursos de qualificação profissional. Dentre eles, 45,4% possuíam entre 15 e 29 anos de idade.

Ou seja, muitos são profissionais que ainda estão iniciando suas trajetórias no mercado de trabalho. E, por isso, são também os novos talentos que a sua empresa precisa atrair para continuar crescendo.

Esses podem ser alguns argumentos para a sua empresa dar início à cultura de capacitação profissional do seu quadro de colaboradores. Afinal, como uma grande parcela de profissionais possui interesse em se qualificar, oferecer cursos e treinamentos para sua equipe incentiva o entusiasmo, a motivação e a realização profissional.

Nesse sentido, seus colaboradores não precisarão nem ao menos sair da empresa para crescer, se fortalecer e aprender novas funções. Além disso, a sua organização será vista pela equipe como um local de desenvolvimento profissional. E esse é um diferencial competitivo importante para a sua empresa se posicionar no mercado.

A importância dos diferentes tipos de treinamentos

A capacitação profissional pode ir muito além da área de atuação e da função atual de cada colaborador. Diante das novas necessidades do mercado, criar equipes multifuncionais, por exemplo, e desenvolver habilidades mais amplas é uma grande vantagem, o que coloca a sua empresa à frente da concorrência.

Por isso, é importante entender quais são as principais tendências na área de educação corporativa. Mas isso não basta: é preciso analisar as necessidades do seu mercado, o contexto da sua empresa e compreender, assim, quais programas fazem sentido no desenvolvimento dos seus colaboradores. Dessa forma, você poderá preparar a sua equipe para enfrentar qualquer desafio.

E para te ajudar nessa missão, trouxemos alguns exemplos de diferentes tipos de treinamentos. Confira!

  • Curso de idiomas

Frente à globalização, grande parte das empresas sentiram a necessidade de uma equipe bilíngue ou mesmo multilíngue para lidar com clientes e parceiros globais. E mesmo as pequenas organizações, por exemplo, precisaram se adequar a esse mundo cada vez mais conectado.

Por isso, as empresas que têm a intenção de manter negócios internacionais, precisam capacitar seu quadro de colaboradores. E, nesse sentido, os cursos de proficiência em outros idiomas podem mais do que auxiliar na retomada dos negócios: eles prepararam a empresa para expandir sua atuação no cenário global.

  • Habilidades socioemocionais

As soft skills, também chamadas de habilidades do século XXI, fazem toda a diferença na retomada dos negócios. Afinal, ao estimular e desenvolver habilidades sociais e emocionais, como o pensamento crítico, a autogestão, a colaboração e a criatividade, sua equipe se torna muito mais inovadora, produtiva e eficiente. Assim, fica mais fácil transformar os problemas em oportunidades de crescimento.

  • Habilidades profissionais

O desenvolvimento de competências técnicas também faz a diferença para sua empresa. Sobretudo quando a continuidade dos negócios está ameaçada, a requalificação do seu quadro de colaboradores pode ser fundamental para superar as dificuldades.

Neste caso, é importante mapear quais habilidades são essenciais no dia a dia de cada profissional e quais podem ser necessárias para a sua carreira. Com isso, ao desenvolver competências e agregar novos conhecimentos em sua bagagem profissional, os colaboradores poderão propor mudanças e melhorias. E, assim, ajudar sua empresa na retomada do crescimento.

  • Diversidade e inclusão

Você sabia que muitas empresas estão estagnadas por conta de equipes com o mesmo pensamento? Afinal, pessoas que pensam igual chegam a resultados iguais. Agora, imagine como a sua empresa seria ainda mais competitiva se estimulasse a pluralidade de ideias, soluções e propostas? Isso só é possível ao contar com colaboradores que possuem diferentes vivências, culturas e visões de mundo. Ou seja, incentivando a diversidade e a inclusão.

A diversidade oferece inúmeras vantagens na retomada dos negócios da sua organização. Por isso, promover treinamentos que incentivem a formação de equipes e, principalmente, lideranças inclusivas pode ser a chave para criar times mais inovadores e eficientes.

Mais resultados para a sua empresa

Frente às constantes mudanças, torna-se bastante importante contar com uma equipe preparada para todos os momentos. E investir na capacitação profissional vai muito além de incentivar apenas as novas conquistas aos colaboradores; é um importante caminho para proporcionar um desenvolvimento saudável para a própria organização.

Quando uma companhia investe nos seus colaboradores, passa a ter uma equipe mais criativa e é capaz de inovar em processos. Isso colabora para a otimização das atividades e para a elaboração de novos produtos ou serviços, por exemplo. Ainda, estimula uma cultura organizacional mais dinâmica.

Sobretudo em processos de retomada do crescimento, aliar a capacidade crítica e de execução à habilidade de se reinventar a cada dia são receitas de sucesso para qualquer empresa.

Por isso, por mais que as empresas trabalhem com ideias modernas e tenham processos bem estruturados, se não houver capacitação profissional e a equipe estiver estagnada, o negócio experimentará problemas em diferentes níveis.

Conclusão

Investir em capacitação permite que a sua empresa esteja preparada para retomar os negócios com a certeza do crescimento em qualquer situação. No entanto, apesar da qualificação profissional já ter a sua importância reconhecida por muitas organizações, investir no desenvolvimento dos colaboradores ainda é considerado um diferencial no universo corporativo.

Além de proporcionar diversas melhorias para o momento atual, a capacitação profissional pode ser uma forma de preparar a sua empresa para lidar com os desafios futuros. Por isso, procurar entender quais serão as necessidades do mercado daqui a cinco, dez ou quinze anos, por exemplo, permite que sua empresa invista em formação de maneira ainda mais assertiva. Então, lembre-se também de ficar de olho nas tendências e nas transformações do seu setor.

Ainda, ao adotar a capacitação profissional, a sua organização estará um passo à frente dos concorrentes no quesito gestão e inovação. E, assim, aumentam as suas chances de ganhar mais destaque em seu segmento de atuação a médio ou longo prazo.

Com uma equipe devidamente capacitada e ágil, a sua empresa poderá, enfim, alcançar excelentes resultados, mesmo em períodos difíceis, o que irá impulsionar o sucesso e a competitividade da sua marca em todos os contextos.

Fale com o time comercial da Pearson Corporate Solutions e conheça todas as soluções corporativas que irão reinventar a sua empresa!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS