Futuro do trabalho: soluções para desenvolver soft skills de seus colaboradores

Tempo de Leitura: 3.5 minutos
ambiente-de-trabalho-moderno-com-equipe-comemorando-resultado-positivo

Em um mercado de trabalho cada vez mais globalizado e competitivo, destaca-se quem tem mais habilidades e sabe lidar com mais situações não tão favoráveis — convertendo-as ao bem da empresa.

Quando o assunto é este, é impossível não citar as soft skills. Empresas e equipes que contam com funcionários detentores de habilidades socioemocionais estão preparadas para praticamente qualquer situação.

Mas você sabe como incentivar seus funcionários a trabalharem neste tipo de habilidade? Sabe como desenvolver soft skills de seus colaboradores?

Hoje você aprenderá como. Continue a leitura para saber um pouco mais sobre as soft skills e conhecer nossas 4 soluções para provocar o desenvolvimento na equipe da sua empresa!

O que são soft skills

Enquanto o conhecimento técnico exigido para uma vaga de emprego é conhecido como hard skill, as soft skills são o contrário: habilidades mais relacionadas à personalidade e as ações dos colaboradores quando expostos a situações adversas. Alguns exemplos de soft skills muito valorizadas pelo mercado são a boa comunicação, o senso de liderança e a habilidade de trabalhar sob pressão.

Ainda que este tipo de característica tenha muito a ver com personalidade, engana-se quem pensa que elas não podem ser desenvolvidas. Existem diversas ações, e até mesmo alguns cursos, feitos especialmente para estimular o desenvolvimento deste tipo de habilidade nas pessoas.

Na sequência nós listamos algumas soluções que gestores podem usar para desenvolver soft skills em seus colaboradores. Veja:

4 soluções para desenvolver soft skills dos colaboradores

1. Escolha uma soft skill para trabalhar

A capacidade de retenção de informações de uma pessoa é muito maior quando há foco em aprender uma habilidade de cada vez. E com as soft skills esse cenário não é diferente.

Se o seu objetivo é estimular o desenvolvimento de várias soft skills em seus colaboradores, o ideal é trabalhar uma skill por vez. Dessa maneira, eles conseguem, ainda que aos poucos, aprender tudo que for proposto.

Da mesma forma, outra tática que aumenta a efetividade do aprendizado é o uso de lições e atividades curtas. Elas já se mostraram muito mais eficientes que cursos mais longos onde é preciso investir horas tentando aprender algo. Vale muito mais a pena dividir essas horas em períodos curtos por mais tempo.

2. Ofereça autonomia para o exercício dela

Depois que a soft skill da vez for escolhida, você deve dar autonomia a seus colaboradores para que ela seja exercida e evoluída. Afinal, é somente quando estiverem enfrentando uma situação que exige determinada habilidade que os funcionários poderão mostrar que a têm e como eles são capazes de trabalhar com ela. Caso eles ainda não a tenham, é aqui que eles podem vir a desenvolvê-la.

Você pode fazer isso tanto com uma espécie de teste quanto com situações reais —  em ambas situações sua equipe deverá estar preparada. Independente de qual for o caso, é importante motivá-los, mostrando que o resultado do que fizerem será importantíssimo para a empresa. Isso, além de aflorar as habilidades, também poderá mostrar quem realmente é preocupado com a organização.

3. Avalie os resultados

Não basta designar atividades com o objetivo de desenvolver e exercitar habilidades. Em seguida, também é preciso que os resultados sejam avaliados. As funções determinadas a cada um foram cumpridas? Como foi o trabalho em equipe? Algum colaborador superou as suas expectativas? A soft skill ficou escolhida em evidência em algum caso?

É a partir da avaliação dos resultados que você consegue tomar as próximas decisões com mais assertividade. 

4. Contrate um curso de soft skills

Mesmo com as soluções que trouxemos acima, muitos não sabem exatamente qual a forma mais efetiva de despertar o desenvolvimento de soft skills. E, se este for o seu caso, não há com o que se preocupar.

Felizmente, existem empresas especializadas neste assunto, ou seja, empresas que oferecem soluções como um curso de soft skills para meio corporativo para aprimorar as habilidades comportamentais.

Ao contratar um curso assim, você e sua empresa têm a certeza de que pelo menos alguma soft skill será desenvolvida em algum colaborador — o que já é suficiente para melhorar os resultados, visto que uma pessoa com soft skills influencia positivamente seus colegas.

Conclusão

O desenvolvimento de habilidades socioemociais é o que prepara o seu time para lidar com situações que vão além de conhecimentos técnicos, como por exemplo, oratória e inteligência emocional.

Uma equipe com soft skills está preparada para lidar com desafios do dia a dia de forma leve e criativa, lidando com os problemas para que seja solucionado o quanto antes. Assim, o impacto negativo no time ou na empresa é amenizado.

Quer conhecer mais sobre as tendências sobre soft skills? Leia o artigo “Tendências em soft skills: pesquisas sobre mercado de trabalho” e fique por dentro!

Acompanhe o blog da Pearson Corporate Solutions e saiba tudo sobre mercado de trabalho!​

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ler notícia equipe-diversa-comemorando-resultados-positivos-na-empresa Habilidades Profissionais
16.dez.2020

Como evitar colaboradores desmotivados

Alguns aspectos do ambiente de trabalho podem gerar desconforto aos colaboradores. Conheça alguns motivos que podem gerar o desengajamento de seus funcionários e confira 5 dicas para motivar sua equip...