Há algum tempo atrás, o diploma de ensino superior era suficiente para garantir um bom emprego em organizações corporativas. Hoje, o cenário já é bem diferente e o futuro do trabalho exige que as empresas sejam compostas por profissionais capacitados se quiserem manter a competitividade frente a um mercado em constantes transformações.
As transformações que ocorrem no mercado são justamente as responsáveis pela necessidade contínua de desenvolvimento e aprimoramento de hard skills da sua equipe, afinal ficar parado em um cenário que está sempre mudando e se reinventando pode comprometer o crescimento da sua empresa. E crescer continuamente é um objetivo de qualquer organização, certo?
Nesse cenário, você já parou para pensar em como qualificar seus colaboradores? Para te ajudar nessa missão, preparamos algumas dicas que vão ajudar a sua equipe a se tornar muito mais eficiente para sua empresa. Acompanhe!
Invista em treinamentos on-line
Manter-se atualizado e competitivo no cenário corporativo exige agilidade no aprendizado de novas habilidades e competências. Um bom curso de capacitação profissional on-line, por exemplo, oferece muito mais praticidade no aprendizado de sua equipe, uma vez que oferece flexibilidade para estudar, materiais atualizados e dinâmicos, dentre tantas outras vantagens.
Além disso, os treinamentos on-line focam muito mais no desenvolvimento de habilidades e capacidades específicas que sejam úteis para o dia a dia dos seus colaboradores e, consequentemente, da sua empresa.
Adote uma cultura de inovação
A inovação é uma virtude que deve ser trabalhada na cultura organizacional, com incentivo permanente à capacitação e ao treinamento dos funcionários. Ao perceberem a importância da inovação para o sucesso da empresa, os colaboradores irão se empenhar mais para desenvolver novas habilidades e competência que os ajudem a propor soluções inovadoras.
Em outras palavras, a cultura da inovação funciona como um verdadeiro estímulo para a capacitação profissional contínua!
Apresente oportunidades
Além de promover a cultura da inovação, é válido que sua equipe passe por uma fase de conscientização de que a empresa e o mercado estão sempre mudando e, por isso, eles também precisam mudar.
Afinal, para que alguém compre qualquer ideia, é preciso que, antes de qualquer coisa, ela faça sentido. E, após a identificação do sentido da ideia, é desejável que gere benefícios diretos aos envolvidos na dinâmica que será implementada.
Por isso, não imponha cursos de hard skills simplesmente como uma obrigação; prove que todos saem ganhando com o desenvolvimento de novas habilidades e competências.
Estimule a troca de conhecimento
A troca de conhecimentos sempre é um estímulo para toda a equipe continuar aprendendo cada vez mais. Uma boa alternativa é estruturar grupos de estudo para colaboradores que estão se capacitando em uma determinada área, por exemplo.
Se sua empresa investir em cursos de hard skills on-line, após a finalização de cada módulo você pode reunir a equipe para partilhar conhecimento, tirar dúvidas e conversar sobre o novo conteúdo que foi aprendido. Essa troca é muito positiva para a qualificação profissional!
Promova o aprendizado na prática
Após a finalização de cada curso, você pode propor que os colaboradores coloquem em prática os novos conhecimentos adquiridos o quanto antes. Se eles realizaram um curso de criação de aplicativos, por exemplo, peça para que eles realmente criem um aplicativo.
Isso é importante para transformar a teoria em prática e concretizar todo o aprendizado que eles tiveram ao longo do curso.
Incentive a rotação de funções
Por fim, vale a pena que seus colaboradores passem um tempo em departamentos e funções diferentes de suas atribuições tradicionais. Ao conhecerem novos sistemas, tecnologias e procedimentos de setores diferenciados, eles passam a ter uma visão mais global da empresa.
Com isso, o leque de habilidades é ampliado e gera o aumento de compreensão sobre como todas as áreas se conectam em prol de um objetivo comum. Além disso, essa prática estimula novos aprendizados e faz com que sua equipe se torne cada vez mais multitarefa.
Conclusão
Adquirir e desenvolver habilidades técnicas após o ensino superior traz inúmeros benefícios pessoais e profissionais. O estado de constante aprendizado reflete na produtividade e, também, na autoestima dos colaboradores.
Quanto mais se sentem preparados e confiantes para determinadas tarefas, mais irão engajar nos desafios da empresa.
Para saber mais sobre as tendências em capacitação profissional, leia o artigo “Tendências em capacitação profissional: pesquisas sobre mercado de trabalho” no blog da Pearson Corporate Solutions!