Passos para motivar colaboradores e desenvolver líderes

Tempo de Leitura: 3 minutos
grupo-de-cinco-pessoas-diversas-em-reuniao-de-trabalho

Muito além da relação de chefia, na qual o chefe manda e os subordinados obedecem (por uma questão puramente hierárquica), a posição de um líder é diferente. Um líder trata-se de um colaborador com características diferenciadas — e sua função tem muito mais a ver com postura, respeito e bom relacionamento com colegas do que com ordens. Liderança é inspiração, parceria e trabalho em conjunto, sendo o líder um exemplo a ser seguido.

Justamente por possuírem características profissionais tão positivas e específicas, a busca por líderes no mercado não é algo fácil. Não é sempre que um profissional qualificado e que tem estes atributos aparece em uma entrevista. No entanto, pode ser que você já conte com algum colaborador que pode ser um líder em potencial; por vezes basta somente motivá-lo suficientemente para encontrar esses traços.

Neste artigo, nós listamos 4 passos que irão ajudar a motivar colaboradores e, como consequência, desenvolver líderes. Você pode se surpreender com a quantidade de líderes ocultos que o mercado contém. Continue a leitura e saiba mais!

4 passos para motivar colaboradores e desenvolver líderes

1. Delegue responsabilidades

A primeira ação no desenvolvimento de um líder é delegar responsabilidades ao funcionário — quase como uma espécie de teste. Uma dica é designar uma tarefa específica, sugerir as direções que devem ser tomadas e avaliar as atitudes do colaborador frente ao desafio.

Ele esperou a solução cair no colo? Ele foi atrás e deu um jeito mesmo com adversidades? Este tipo de pro atividade é característica fundamental em um líder.

À medida que este mesmo colaborador cumprir as suas responsabilidades com o sucesso esperado, continue nomeando-o para ações cada vez mais importantes. Com isso, observe até onde a responsabilidade dele vai e se ele segue motivado. Você perceberá que um líder está sendo desenvolvido se ele ficar feliz com a confiança depositada e continuar atuando com toda a dedicação exigida.

2. Solicite feedbacks

Líderes são pessoas que têm uma voz ativa em relação ao restante dos colaboradores da sua empresa. Por isso, peça feedback para os funcionários sempre que achar necessário, independente da situação. Além de permitir que eles sejam ouvidos — o que aumentará a satisfação —, você ainda pode receber uma opinião realmente construtiva para a atuação da empresa.

Um líder em potencial não terá medo de falar o que pensa se ele tiver a certeza de que sua opinião trará benefícios para o bem comum da empresa e de seus colegas.

3. Estimule desafios

Existem diversas dinâmicas que, quando feitas em grupo, mostram com muita clareza quais atributos cada participante tem. Não é à toa que muitas delas são realizadas em processos seletivos; quando já se sabe que o candidato possui as habilidades técnicas necessárias ao exercício da vaga, é preciso atestar se ele também tem outras características importantes, e as dinâmicas e desafios ajudam exatamente nisso.

Quando este tipo de desafio é feito com a equipe, por outro lado, ele não serve apenas para mostrar os traços e as particularidades de cada um. Eles também podem ajudar a ensinar lições e, ainda mais relevante, unir o time e aumentar a confiança e respeito que cada um tem pelo outro.

4. Invista em cursos de soft skills

As características importantes que citamos acima, que vão além do conhecimento técnico do assunto, também são conhecidas como soft skills. Enquanto o exercício técnico também pode ser chamado de hard skill, as soft skills são os atributos relacionados à personalidade. E um verdadeiro líder deve possuir várias soft skills.

Alguns exemplos de soft skills que podem ser citados são comunicação eficaz, colaboração, flexibilidade e habilidade para atuar sob pressão. Não é uma coincidência que praticamente todos os líderes têm esses diferenciais. Em grande parte, são justamente eles que fazem o líder ser quem ele é.

E enganam-se aqueles que acham que essas habilidades comportamentais não podem ser ensinadas. Existem diversas empresas que trabalham com cursos para o desenvolvimento de soft skills, incluindo a Pearson. Além de todos os outros passos que citamos, o que você pode fazer para garantir o desenvolvimento de líderes na sua empresa é contar com um curso para trabalhar soft skills.

Conclusão

Seguindo estes passos e encontrando líderes, sua empresa tem tudo para conquistar ainda mais objetivos e continuar crescendo em um mercado cada vez mais competitivo e exigente por motivação e trabalho bem feito.

Visite o blog da Pearson Corporate Solutions e acompanhe nossos artigos!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS