Como avaliar as habilidades linguísticas da sua equipe?

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Empresas que tem a ambição de crescimento para os próximos anos, exige que seus colaboradores estejam preparados para todas as possibilidades de expansão e contatos. Sendo assim, é primordial ter uma equipe com conhecimentos avançados em uma segunda língua, especialmente o inglês.

A proficiência em outros idiomas tem deixados de ser um diferencial e está sendo pré-requisito de contratação e/ou salários melhores. Afinal, com o mundo cada vez mais conectado, a chance de estabelecer parcerias e fechar negócios com empresas de outras nacionalidades é muito maior.

A sua empresa tem métodos e aplicações efetivas para avaliar habilidades linguísticas de novos colaboradores? Neste artigo, apresentaremos com mais detalhes a importância de ter equipes bilíngues e dicas para avaliar os idiomas de seus funcionários.

Acompanhe!

Por que é importante contar com uma equipe bilíngue?

Como acabamos de citar, uma boa parte dos negócios envolvendo as grandes empresas já está sendo feita entre organizações de diferentes nacionalidades. E isso só foi possibilitado graças ao processo de globalização — uma das tendências mais sólidas para o futuro do mercado de trabalho em todo o planeta.

Com a inovação tecnológica cada vez mais voltada para o encurtamento de distâncias, permitindo reuniões remotas por vídeo e assinaturas digitais, as limitações de parcerias estão cada vez mais ultrapassadas. É exatamente por isso que é imprescindível trabalhar com equipes que tenham conhecimento e, até mesmo, proficiência em mais de um idioma.

Se grande parte dos seus funcionários falam inglês, por exemplo, é possível aumentar as possibilidades de comunicação. Isso, é claro, considerando que o inglês é uma das línguas mais faladas do mundo. Profissionais bilíngues podem ser a chave para trazer negociações inéditas para sua empresa!

3 passos para ter uma equipe bilíngue

Para atestar se sua equipe já tem uma boa quantidade de integrantes bilíngues, há alguns passos que podem ser feitos. Veja:

1. Realizar avaliações de habilidades linguísticas

A primeira ação é testar os conhecimentos de quem já está atuando na empresa. Testes de proficiência avaliam o conhecimento que cada participante tem a respeito do idioma. Promover avaliações de habilidades linguísticas é o primeiro passo para mapear quais ações deverão ser executadas em suas equipes.

Caso o nível do idioma esteja de acordo com as expectativas, as ações são mais similares à manutenção do conhecimento no idioma. Assim, os colaboradores praticarão no dia a dia e, consequentemente, estarão preparados para novos desafios. Porém, se o resultado for abaixo do esperado, algumas ações para melhoria precisarão ser implantadas.

É fundamental escolher um teste de avaliação linguística de qualidade. A Pearson Corporate Solutions, por exemplo, tem o Versant!

O Versant é uma maneira inteligente de avaliar habilidades linguísticas de seus funcionários. Conheça o teste de nivelamento de inglês do Versant, que mensura habilidades de fala e escrita em seus colaboradores, e esteja preparado para realização de negócios internacionais!

2. Promover o aprendizado do idioma

Caso sua equipe não tenha tido um desenvolvimento satisfatório na avaliação do idioma, o primeiro passo é criar estratégias que promovam o aprendizado do time. Incentivando o estudo dentro da empresa, o colaborador pode se sentir valorizado e motivado a aprender cada vez mais.

Nesse cenário, é importante manter parcerias com materiais e serviços de inglês de qualidade. O método de ensino de idiomas influencia em como e quando seus colaboradores estarão preparados para as primeiras interações em outro idioma.

Com o jeito certo de ensinar seus funcionários e dedicação de cada um, em pouco tempo sentirão confortáveis em inserir outro idioma nas rotinas de trabalho.

3. Contratar profissionais bilíngues

Por fim, outra possibilidade, além da aquisição de cursos, é recorrer à contratação de mais profissionais bilíngues. O cenário ideal é que as duas estratégias estejam alinhadas. Desta forma, os novos colaboradores, que já tem o conhecimento no idioma, podem ajudar os seus colegas com o processo de aprendizado no dia a dia da empresa.

Além de capacitar seu time interno, contratar colaboradores bilíngues garante que todos estarão cada vez mais qualificados para as estratégias da sua empresa.

Conclusão

A globalização do mundo abriu as portas para infinitas possibilidades, principalmente no ambiente corporativo. Mas, para que esse universo seja aproveitado, é necessário que sua empresa esteja capacitada para esses novos desafios.

Falar um novo idioma possibilita diversificar os negócios da sua empresa e aumenta as chances de sucesso em relacionamentos internacionais! É imprescindível que tenha plena compreensão entre todos os participantes de uma reunião, por exemplo.

Sendo assim, incentive a preparação de seus colaboradores e garanta a qualidade em seus processos seletivos! Invista em uma ferramenta confiável e eficaz para aplicação de avaliações de habilidades linguísticas em sua empresa.

Quer saber mais sobre as tendências no universo corporativo? Acesse o blog da Pearson Corporate Solutions e fique por dentro!

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