Futuro do trabalho: soluções para ter equipes globais

Tempo de Leitura: 3 minutos
mulher-em-ambiente-corporativo-com-notebook-trabalhando-em-negocios-globais

Muito já se falou sobre o futuro do trabalho. Enquanto alguns tentam prever o que pode vir a acontecer, outros observam o que já está acontecendo e fazem projeções baseadas nisso. A grande verdade é que algumas tendências são inegáveis — como as que você poderá ver na sequência —, e cada uma delas exige soluções específicas para que empresas globais e multinacionais sejam capazes de continuar atuando e crescendo.

Baseando-se em nossas pesquisas e estudos, selecionamos algumas tendências e soluções para que a sua empresa acompanhe o mercado. Confira!

Tendências para o futuro do mercado

Inovação e tecnologia

Atualmente, as principais tendências de inovações tecnológicas apontam para a automação cada vez maior de processos. Historicamente, desde a Primeira Revolução Industrial, isso é motivo de preocupação por parte dos trabalhadores, que têm medo de ficarem obsoletos e serem substituídos por máquinas.

Porém, a história também mostrou que enquanto ocupações antigas são extintas, novas ocupações são criadas quando esse tipo de mudança acontece.

Isso quer dizer que, ainda que a automação seja uma realidade, ela não deve ser uma ameaça. Além de criar novas oportunidades, ela também dá espaço para aqueles que estão dispostos a se adaptar e a aprender como lidar com as novas tecnologias. Tudo ao mesmo tempo em que tendências como a inteligência artificial fica mais disponível para empresas.

Adesão à sustentabilidade

Outra tendência muito observada nos últimos anos e que deve continuar crescendo é a da busca pela sustentabilidade. Isso porque o desenvolvimento da humanidade nas décadas passadas trouxe consequências muito graves para o meio ambiente, as quais podem vir a se tornar catastróficas caso algo não seja feito.

A preocupação — aliada a certa pressão feita pelo mercado consumidor — é tão grande que profundas mudanças estruturais estão surgindo. É devido a isso que conceitos como “empresas verdes” e “economia verde” estão cada vez mais em alta.

Globalização

Por fim, mais uma tendência que já impacta o mercado e deve continuar impactando-o é a globalização. Impulsionada pela inovação tecnológica, que encurtou distâncias e possibilitou negociações entre empresas de países distantes através de uma tela com conexão à internet, ela aumentou as possibilidades para empresas que estão sempre em busca de crescimento.

Foi — e continua sendo — graças ao processo de globalização que as empresas multinacionais se tornaram mais comuns e cada vez maiores.

Como empresas globais e multinacionais podem se preparar para este futuro

Como você pode imaginar, as soluções para que empresas globais e multinacionais estejam preparadas para o futuro são baseadas em adaptações às principais tendências observadas no mercado, especialmente a da globalização — visto que o mercado está mais globalizado que nunca. Tendo isso em mente, é necessário oferecer condições para a comunicação em outros idiomas. Acompanhe o que pode ser feito neste sentido:

Investir em treinamentos

Para se preparar e também se adaptar ao processo de inclusão global, o principal esforço de uma empresa global ou multinacional está relacionado à comunicação. Como citamos, o fechamento de negócios entre empresas de países distantes já pode ser feito com muito mais facilidade, tudo graças à globalização.

Contudo, é preciso que os envolvidos na negociação consigam se comunicar com clareza. A função de grandes empresas aqui é promover a aprendizagem dos colaboradores, para que estes sejam capazes de falar outras línguas. É imprescindível a inserção do inglês nas empresas e a obtenção de certificados de proficiência para colaboradores.

O Versant já ajudou diversas empresas em todo o mundo a nivelar seus colaboradores em programas de idiomas, possibilitando acompanhar o processo e, também, avaliar as habilidades de comunicação de funcionários e em processos seletivos.

Conheça o teste de nivelamento de idiomas do Versant e saiba como ele pode automatizar avaliações linguísticas em sua empresa de forma rápida e inteligente!

Disponibilizar informações de produtos e serviços em outros idiomas 

Na mesma linha, sua empresa pode ter materiais informativos sobre produtos e serviços em outros idiomas. Ao mesmo tempo em que isso incentiva os colaboradores no aprendizado da língua em questão, você também mostra para o mercado que está preparado para lidar com pessoas e empresas que falam outro idioma.

Oferecer atendimento em mais de uma língua

E para efetivamente fechar mais negócios globais com empresas cujo idioma natal é outro, é fundamental oferecer atendimento nos idiomas dos países de onde essas empresas são.

Caso você ainda não tenha nenhum contratado com essas características, providencie um processo seletivo, dê prioridade a quem tem esse diferencial e designe-o para atuar apenas com este tipo de atendimento.

Conclusão

Adaptar-se ao futuro do trabalho não é uma tarefa fácil, mas cada uma das soluções que trouxemos, quando aplicada de maneira adequada, traz grandes mudanças e proporciona a continuidade no crescimento.

Para manter-se informado em tendências e outras atualizações do ambiente corporativo, acompanhe o blog da Pearson Corporate Solutions!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS