Tendências em equipes bilíngues: pesquisas sobre mercado de trabalho

Tempo de Leitura: 2.5 minutos
homem-e-mulher-de-negocios-em-reuniao-internacional-na-empresa

Expandir sua atuação para mercados globais é o desejo de corporações de diversos portes e segmentos. Com um mundo cada vez mais conectado e globalizado, essa tarefa parece estar se tornando mais fácil, mas ainda esbarra em um grande desafio do universo corporativo: a ausência de profissionais que dominem o inglês nas empresas.

O inglês é considerado a língua universal e, portanto, se tornou uma das principais exigências no mundo dos negócios. Nesse cenário, investir em cursos de inglês corporativo é uma excelente alternativa para formar equipes bilíngues e ajudar sua empresa a conquistar o mercado global.

Profissionais reconhecem a importância de aprender outro idioma

Profissionais de diversos ramos e funções já reconhecem a necessidade de se qualificarem em outra língua para atender às novas demandas do mercado de trabalho.

Esse reconhecimento pode beneficiar a introdução para sua empresa investir em cursos de inglês corporativo, uma vez que vão ao encontro do que os profissionais procuram e do que sua organização precisa.

De acordo com a pesquisa “Mercado de Certificações Profissionais”, realizada pela Pearson em parceria com a Opinion Box em 2019, 15% dos profissionais que já possuem uma certificação em língua estrangeira querem ir além e pretendem fazer outros cursos de capacitação em idiomas.

Quando se trata de profissionais que não possuem nenhuma certificação, mais da metade demonstrou interesse em se capacitar. Segundo os dados da pesquisa, 54% dos entrevistados pretendem fazer alguma certificação em outra língua.

No entanto, boa parte dos profissionais ainda não sabe qual certificação desejam fazer, mas reconhecem a importância do reconhecimento internacional: 44% disseram que não importa a certificação, desde que seja reconhecida internacionalmente. Já 56% dos entrevistados estão decididos sobre qual certificação desejam fazer.

O TOEFL se destaca como o mais citado entre quem tem certificação e, juntamente com DELE e Cambridge, são os destaques na intenção futura.

Entre os profissionais entrevistados, 46% afirmaram que escolheriam a certificação internacional mais reconhecida no mercado nacional/internacional. São 26% os que escolheriam a certificação que conhecem.

Nesse cenário, a indicação também é importante: 19% afirmaram que foi indicação de um professor ou instituição de Ensino e 15% foi indicado por algum amigo ou familiar.

Nos demais, 15% investem na certificação com maior chance de aprovação; 8% é indicação no trabalho e os últimos 8% investem no que podem pagar.

A importância da certificação profissional

Os dados citados no tópico anterior ressaltam a importância e o reconhecimento da certificação em cursos de idioma. De fato, essas certificações comprovam o domínio do profissional sobre outro idioma e garantem mais segurança e assertividade para sua equipe colocar em prática o que foi aprendido.

E isso é extremamente importante, afinal negociações internacionais não dão margem para amadorismo e falta de domínio sobre a língua inglesa. Isso poderá se refletir em mal entendidos durante reuniões, causar erros de comunicação e comprometer o sucesso das operações da sua empresa no exterior, dentre tantos outros problemas graves.

Com a certificação, essas situações raramente acontecem. Nesse sentido, a pesquisa também revelou outros dados interessantes:

  • 62% consideram que certificações internacionais ganharam importância nos últimos anos;
  • 85% consideram importante ter uma certificação profissional na disputa por uma vaga de trabalho;
  • 51% pretende fazer a certificação em até 1 ano.

Conclusão

Formar equipes bilíngues é uma necessidade do mercado atual e deve se destacar ainda mais como uma grande tendência dos próximos anos. Sua empresa está pronta para essa nova realidade?

Quer saber mais sobre os primeiros passos para expandir sua empresa internacionalmente? Clique aqui e confira o artigo “Passos para preparar seus colaboradores para negócios internacionais”!​

ÚLTIMAS NOTÍCIAS