Tendências em processos seletivos: pesquisas sobre mercado de trabalho

Tempo de Leitura: 3 minutos

Toda empresa quer contar com profissionais altamente qualificados, capacitados e preparados para ajudar no crescimento da organização, certo? Para que isso seja possível, é preciso garantir uma atenção especial aos processos seletivos, já que é a etapa em que se inicia a relação da empresa com um possível colaborador. 

Com o objetivo de contratar profissionais que atendessem às necessidades da empresa de maneira integralos processos seletivos foram aprimorados com novas técnicas, métodos e a inserção de tecnologias que garantem mais assertividade nos resultados. E a sua empresa, possui processos seletivos realmente eficientes e seguros? 

Neste artigo, você vai conferir um pouco mais sobre a realidade dos processos seletivos e conhecer algumas tendências de recrutamento e seleção que podem ajudar sua empresa a ser mais assertiva no momento da contratação. Acompanhe! 

Métodos usados na avaliação de candidatos

Global Employer Research, realizada pela Pearson em 2019, revelou que a grande maioria dos processos seletivos nas corporações ainda são feitos de maneira tradicional. Segundo a pesquisa, a avaliação de currículo e entrevista pessoal são os métodos mais utilizados para a contratação. Confira abaixo os principais métodos adotados pelas empresas: 

  • Análise prévia de currículo: 71% 
  • Entrevistas com os candidatos: 70%
  • Referências de empregos anteriores: 45%
  • Entrevista em grupo: 45% 

Considerando o ambiente corporativo em geral, 44% dos empregadores apontamfalta de habilidades técnicas como o principal desafio na contratação de novos funcionários. Sendo assim, concluímos que os métodos citados acima oferecem pouco conhecimento sobre as reais habilidades do candidato. 

Por isso, para garantir sucesso nas contratações, é necessário investir em testes eficazes que comprovem o conhecimento do profissional sobre uma determinada habilidade. Como por exemplo, o domínio de uma língua estrangeira. 

Atualmente, é possível avaliar o nível de proficiência dos candidatos de uma forma rápida e eficaz. Teste de nivelamento de idiomas é uma grande tendência capaz de trazer mais assertividade para os processos seletivos da sua empresa. 

O Teste de Nivelamento de Inglês do Versant é um teste de proficiência que avalia as habilidades de fala e escrita de indivíduos cuja língua nativa não é o inglês. A avaliação é feita de forma rápida e efetiva, mostrando o resultado completo em 50 minutos. 

Acesse a página do Pearson Corporate Solutions para saber mais sobre o Versant! 

A busca por parcerias externas 

Para garantir que a organização selecione o profissional mais apto para assumir determinada função, o desenvolvimento e a aplicação dos testes capazes de mapear as habilidades dos candidatos devem ser precisos. A precisão e a assertividade nos resultados são o ponto chave das avaliações. 

Como muitas empresas não possuem uma ferramenta própria de avaliação que garante a efetividade dos resultados, é necessário encontrar parcerias externas para essa tarefaA importância em avaliar as habilidades técnicas dos profissionais e manter a assertividade do processo seletivo, encontrar parcerias tem sido uma tendência no universo corporativo. 

Ainda segundo a Global Employer Research, as empresas optam por três tipos principais de parcerias externas: universidades (22%), institutos de treinamento especializados (21%) e associações profissionais (19%). 

Ao escolher ferramentas para a avaliação do candidato, a pesquisa também revelou que a possibilidade de mapear o sucesso do programa é o principal quesito levado em consideração pelas corporações. 

A importância de programas de avaliação

Já imaginou contratar um candidato que afirma dominar a língua inglesa, mas logo nos primeiros dias apresenta dificuldades de comunicação em uma simples ligação sobre o produto ou serviço da sua empresa? 

Os testes de fala e conversação durante uma entrevista de contratação podem oferecer um parâmetro sobre a capacidade do entrevistado, mas não garantem a precisão necessária para atestar que ele realmente domina o idioma. 

É importante realizar uma avaliação assertiva sobre seu domínio da língua inglesa, levando em consideração as quatro habilidades necessárias para dominar um idioma estrangeiro - fala, escuta, leitura e escrita. 

Para que isso seja possível, é importante contar com a ajuda de programas para verificar suas habilidades reais de domínio sobre o idioma. Esses programas ajudam a mapear e conhecer as habilidades dos candidatos com total precisão, além de fornecer resultados rápidos e à prova de opinião.

Conclusão

A escolha certa de novos colaboradores no processo seletivo da sua empresa, será vantajoso em diversos aspectos:

  • O sucesso de integração dos times, porque o novo funcionário irá atender todas as exigências do cargo;
  • As equipes estarão completas e, portanto, serão mais produtivas;
  • O índice de rotatividade de colaboradores por falhas de contratação serão controlados.

Estar atento às tendências de mercado e processos seletivos podem ajudar implementar melhorias que farão diferença no clima organizacional e, também, no rendimento de suas equipes.

Quer inovar os métodos utilizados nos processos seletivos da sua organização? Conheça o Versant, uma maneira mais inteligente de avaliar habilidades linguísticas!

Com o Versant, é possível avaliar habilidades linguísticas de seus candidatos, considerando a fala, escuta, leitura e escrita! A qualidade e a precisão dos testes são garantidas através de uma inteligência artificial avançada e tecnologia de marcação automática. 

Os testes são fáceis de administrar e tem pontuação automatizada. O Versant fornece uma maneira mais rápida de obter resultados, sendo considerado mais econômico do que outros métodos. Além disso, pode ser usado a qualquer hora, em qualquer lugar do mundo. 

E então, como você pretende automatizar e facilitar os processos seletivos da sua empresa?

Acesse o blog da Pearson Corporate Solutions e conheça todos os nossos produtos!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS