Absenteísmo: aprenda a identificar as habilidades certas na contratação para evitar

Tempo de Leitura: 4.5 min
absenteísmo nas empresas

Pedra no sapato de qualquer organização, o absenteísmo no trabalho tira de cena pessoas que poderiam estar contribuindo para os resultados dos negócios e de todos os colaboradores. Afinal, essa ausência interfere diretamente no clima organizacional.

Por isso, atrasos e faltas constantes de funcionários são um dos principais desafios enfrentados pela área de Recursos Humanos.

Mas por que os colaboradores faltam tanto ao trabalho? E como identificar o problema direto na raiz, ou seja, ainda no processo de recrutamento e seleção? Acompanhe!

4 principais causas do absenteísmo

1. Falta de motivação

Colaboradores desmotivados faltam e se atrasam mais do que os que se sentem mais comprometidos com a empresa.

A falta de perspectiva de crescer na carreira, estar em um cargo inadequado ou a relação ruim com gestores podem estar entre os motivos da desmotivação.

Complemente a leitura! 

👉 4 passos para motivar colaboradores e desenvolver líderes

👉 5 dicas para evitar colaboradores desmotivados 

2. Problemas de saúde

Sem dúvida, essa é a causa que mais tira as pessoas do ambiente de trabalho.

Portanto, é preciso estar atento porque muitas doenças podem estar relacionadas ao local onde as pessoas exercem suas atividades profissionais. Nesse caso, a prevenção é o melhor caminho a ser seguido para se antecipar a problemas futuros. A saúde e bem-estar do colaborador devem ser fatores prioritários dentro da empresa.

3. Comprometimento da saúde mental

A saúde física está diretamente ligada à saúde mental. Nos últimos tempos, o adoecimento por questões psicológicas se intensificou bastante. É o que diz a pesquisa realizada pela Revista Terra.

Esse fenômeno pode estar relacionado ao ritmo de trabalho, à pressão exercida pelos gestores e colegas, horas-extras e às jornadas de trabalho duplas ou triplas. Os casos de depressão, ansiedade e estresse têm elevado o índice de absenteísmo.

4. Questões relacionadas aos filhos

A dificuldade em conciliar a vida profissional e pessoal durante a etapa de crescimento dos filhos também é causa frequente de absenteísmo. Imprevistos com questões de saúde e compromissos com os filhos podem gerar um alto índice de atrasos e faltas.

Muitas destas situações precisam ser resolvidas durante o horário de expediente. Conversar com os colaboradores para planejar o que for possível ajuda a reduzir as ausências. Implementar benefícios direcionados também é uma ação efetiva.

Recrutamento e seleção é instrumento poderoso contra o absenteísmo

Se não é possível zerar de vez, é bem factível reduzir os índices de absenteísmo no trabalho. A chave do sucesso está no processo de recrutamento e seleção. Isso mesmo. É na hora da contratação de novos funcionários que este índice pode ser minimizado.

Afinal, um profissional contratado que não demonstra estar à vontade com a cultura organizacional ou com a própria equipe de trabalho provavelmente trará grandes desafios para o setor de RH.

Como não se encaixa adequadamente no novo ambiente, o colaborador se compromete menos com as metas e objetivos da empresa. Além disso, pode não encontrar perspectiva de crescimento na área.

Por isso é fundamental ter uma cultura organizacional, valores e missão bem definidos e deixar tudo isso bem claro no momento da divulgação da vaga. Assim, será mais fácil atrair os talentos certos que vão de acordo com os objetivos do negócio.

Complemente a leitura!

👉 Avaliação Psicológica: conheça a importância para o processo de recrutamento e seleção

👉 4 tendências em recrutamento para aplicar já na sua empresa

4 habilidades essenciais para combater o absenteísmo

Na etapa de recrutamento e seleção, deve-se observar se o profissional tem perfil adequado à empresa. E se possui habilidades que são indispensáveis também para reduzir o absenteísmo. Saiba quais são elas:

1. Autogerenciamento

O colaborador que consegue se autogerir evita a sobrecarga de suas atividades e dos colegas, além de manter os fluxos de trabalho organizados. Além disso, sabem reconhecer os seus pontos fracos e fortalezas.

No mundo dos negócios, demonstrar autogerenciamento e autoconhecimento são considerados grandes diferenciais competitivos para cargos de alto prestígio.

2. Capacidade de liderança

A visão estratégica e a automotivação são fundamentais para lidar com os desafios do dia a dia. Aliás, a capacidade de liderança está intimamente ligada ao alcance de resultados e inovação empresarial.

3. Inteligência emocional

De acordo com a psicologia, inteligência emocional é a capacidade de identificar e lidar com as emoções e sentimentos pessoais. Além disso, é saber identificar os sentimentos de pessoas ao nosso redor. Outra característica é o domínio em resolver conflitos e ser flexível às mudanças constantes dos processos e da própria empresa.

4. Trabalho em equipe

Habilidade essencial para a construção de um ambiente de trabalho mais saudável e amistoso. Em um mundo empresarial tão volátil e que constantemente se renova, a colaboração entre equipes é crucial para atingir resultados maiores e para ganhar melhor posicionamento no mercado competitivo.

3 ações que funcionam para reduzir o absenteísmo no trabalho

1. Plano de saúde

Como vimos, a prevenção é a melhor forma de evitar o absenteísmo. Oferecer um plano de saúde pressupõe atuar na prevenção às doenças e investir na qualidade de vida do colaborador. Trata-se de um benefício que traz maiores oportunidades para o profissional e reduz o absenteísmo.

2. Comunicação aberta e transparente

A falta de uma conversa direta entre liderança e colaborador pode gerar insatisfação e falta de motivação. É preciso ouvir o colaborador para entender suas reivindicações e atendê-las, quando for possível. A conversa pode render, ainda, bons insights de inovação nas áreas.

3. Horário de trabalho flexível

Poder contar com horário flexível é motivo de bem-estar e satisfação. Trata-se de um fator de motivação porque dá direito ao colaborador de se dedicar mais horas à família ou para realizações pessoais.

A flexibilidade facilita a vida de mães e pais que têm dificuldades de conciliar a carga horária de trabalho com a vida familiar.

Agora que você já conhece passo a passo como combater de forma eficiente esse problema na sua empresa, aproveite para compartilhar o conteúdo e ajudar mais pessoas. Fique por dentro de inovações e dicas de negócio. 👇

Siga-nos no LinkedIn

ÚLTIMAS NOTÍCIAS