Avaliação Psicológica: conheça a importância para o processo de recrutamento e seleção

Tempo de Leitura: 3 min
avaliação psicológica no recrutamento e seleção

A avaliação psicológica é uma ferramenta muito útil para identificar os candidatos com mais fit para a sua empresa.

Esse tipo de recurso objetiva gerar informações sobre diferentes dimensões psicológicas dos candidatos, incluindo capacidades cognitivas, componentes emocionais, da personalidade, valores, entre outras.

Por isso, esse instrumento tem sido tão utilizado nos processos de recrutamento e seleção. Continue a leitura e saiba mais sobre como a avaliação psicológica pode contribuir para fazer contratações bem-sucedidas em sua empresa.

Qual a importância da avaliação psicológica no recrutamento e seleção?

A avaliação psicológica é uma ferramenta científica que mede diferentes características de um candidato, incluindo habilidades cognitivas, aptidões, personalidade, motivação, etc.

Trata-se de uma forma objetiva de avaliar os candidatos, cujos resultados não são influenciados por critérios subjetivos ou opiniões - o processo é isento e imparcial, por isso, apresenta alto nível de confiabilidade.

Sua importância também está em permitir a condução de processos seletivos mais ágeis, demandando menos esforço operacional do RH e gerando mais eficiência no recrutamento.

Segundo uma pesquisa do Research Gate, há evidências científicas que sugerem que estes testes são um dos melhores preditores de desempenho futuro do profissional no trabalho.

Um levantamento da Universidade do Iowa, nos Estados Unidos, mostrou que avaliar a experiência prévia do candidato permite prever seu desempenho no trabalho com 16% de precisão.

Além disso, a combinação de avaliação de habilidades e personalidade permite obter precisão de 78% na previsão desse desempenho futuro.

Outro motivo importante para o uso dessas avaliações é a redução de custos, pois a contratação e o treinamento de novos funcionários podem ser processos caros, especialmente quando falamos em contratações equivocadas.

Quando se encontra os candidatos certos com a ajuda dos testes, tais despesas podem ser reduzidas consideravelmente.

Complemente a sua leitura!

👉 Seleção de pessoas: como reduzir o tempo de contratação

👉 Recrutamento e seleção pós-pandemia: 8 tendências que permanecerão

Quais são os testes para aplicar em processo seletivo?

Na avaliação psicológica, entre os testes mais utilizados, estão os de capacidade cognitiva e teste de personalidade. Este último avalia vários aspectos, como:

  • estabilidade emocional;
  • capacidade de gestão de conflitos;
  • organização;
  • atitudes sociais;
  • traços de caráter geral do candidato.

Entretanto, existem outros testes, como o de avaliação de desempenho por competências, que é fundamental para a conquista dos maiores objetivos da empresa. Ele mede o grau de performance que um profissional possui para determinada área de atuação.

Sendo assim, é possível compreender o perfil do colaborador para a área específica e quais são as competências que devem ser desenvolvidas de forma estratégica.

Todos esses dados, ajudam o setor de RH a fortalecer cada tomada de decisão, desde o recrutamento e seleção até na definição de planos de carreira individuais de treinamento e desenvolvimento.

Como otimizar o processo de recrutamento e seleção e de avaliação psicológica em sua empresa?

Os altos custos das más contratações e as altas taxas de rotatividade são aspectos que deixam claro para as empresas que é fundamental buscar maneiras de contratar melhor seus profissionais.

Há uma pesquisa que estimou, inclusive, que até 75% das decisões de contratação resultam em contratações incorretas. E que essa decisão equivocada pode custar à organização até cerca de 3,5 vezes o salário anual do funcionário, o que claramente tem um impacto negativo nos negócios.

Dados como esses demonstram que seleções com base apenas na análise de currículos não são a maneira certa de conduzir esses processos.

Portanto, cada vez mais, as organizações precisarão realizar a aquisição de talentos baseada em evidências consistentes. Encontrar o candidato mais adequado para uma posição específica exige que as empresas inovem na forma como recrutam, avaliam e selecionam seus novos talentos.

Graças às ferramentas tecnológicas, é possível elevar o poder preditivo para fazer boas contratações.

Contratação preditiva baseada na Inteligência Artificial

A contratação preditiva baseada em Inteligência Artificial (IA) permite que as empresas identifiquem antecipadamente quais características são agregadas ao desempenho e engajamento no trabalho para o qual estão contratando.

Um exemplo disso é a solução TalentLens, da Pearson Corporate. Ela fornece um teste de avaliação psicológica completo e de alta confiabilidade, com a intermediação da IA para tornar tudo mais ágil, eficiente, seguro e imparcial.

A TalentLens conta com testes psicométricos totalmente digitalizados e customizáveis, seguindo as demandas e necessidades específicas de seus processos de recrutamento e seleção.

É uma forma de otimizar esses processos e a orientar tomada de decisões mais assertivas e que reduzam riscos na organização.

A plataforma de avaliações permite que o recrutador identifique com rapidez e acurácia diferentes estilos de trabalho e perfis psicológicos. Assim, é possível prever com maior confiabilidade como será o desempenho futuro do candidato na empresa.

As avaliações entregues por essa solução apresentam resultados cientificamente comprovados que ajudam a selecionar o talento certo para a posição certa.

Para mais dicas sobre recrutamento e seleção, conheça passo a passo de como atrair talentos para a sua empresa de forma mais estratégica e consistente.

Fique por dentro de todas as novidades sobre a área de Recrutamento e Seleção! 👇

Siga-nos no LinkedIn

ÚLTIMAS NOTÍCIAS