Entrevista por competência: 6 vantagens para a empresa

Tempo de Leitura: 4.5 min
entrevista por competência nas empresas

Seja para um programa de estágio, trainee ou cargo de liderança, investir na implementação de diferentes metodologias, como a entrevista por competência, é uma alternativa relevante para garantir que os especialistas de RH realizem uma contratação cada vez mais assertiva.

Afinal, o processo seletivo deve ser encarado como uma estratégia de recrutamento fundamental para admitir profissionais com o mesmo fit cultural da instituição.

Conforme Laszlo Bock, empresário e ex-líder de RH do Google, em seu livro Um novo jeito de trabalhar, a entrevista por competência é considerada uma das melhores ferramentas preditivas de desempenho.

Então, se você precisa fazer contratações melhores e otimizar seu processo de recrutamento e seleção, continue a leitura. Preparamos um conteúdo completo, com as principais vantagens desta metodologia. Acompanhe!

O que é a entrevista por competência?

Uma competência é um comportamento demonstrado por meio de exemplos ou de uma ação. Normalmente, suas principais características são: conhecimento, habilidade e atitude.

Sendo assim, o objetivo desta metodologia é conhecer as habilidades dos candidatos e investigar suas predisposições comportamentais, de modo a prever seu desempenho futuro.

Para realizar esta avaliação, é necessário que o recrutador conheça bem as exigências da vaga e siga um roteiro padrão de perguntas sobre os desafios profissionais já vividos pelo candidato.

Como as pessoas têm tendências de comportamento, a ideia é compreender sua postura diante de diferentes situações, como os indivíduos agem em determinados casos, qual é a sua visão de futuro, como superam os obstáculos e alcançam suas metas, etc.

Quais são as principais vantagens da entrevista por competência para a sua empresa?

1. Identificar habilidades primordiais para montar uma equipe de alta performance

A entrevista por competência exige que o especialista de RH realize um mapeamento das principais habilidades demandadas para a função e um cruzamento com aquelas apresentadas pelos candidatos.

Com isso, as chances de montar uma equipe de alto desempenho, motivada e com o conjunto de características e comportamentos ideais para executar cada função são maiores.

2. Reduzir o tempo de contratação

Com a identificação das habilidades, a entrevista por competência permite que o tempo de contratação seja otimizado.

Isso porque ela possibilita que a triagem seja agilizada, mantendo no seu funil de recrutamento apenas os candidatos com as skills buscadas.

3. Diminuir o índice de rotatividade na empresa

Ao identificar o candidato com mais fit para a vaga, a contratação será mais assertiva. E este alinhamento contribuirá para reduzir o índice de turnover de pessoal na sua empresa.

Complemente a leitura!

👉 Como evitar o turnover: tudo o que você precisa saber

👉 Absenteísmo: aprenda como identificar as habilidades certas para evitar 

4. Potencializar a escolha do perfil certo para o cargo proposto

A identificação precisa e o conhecimento aprofundado das habilidades do candidato permitem que o recrutador trace um alinhamento com a cultura organizacional da empresa e acerte na escolha do profissional.

5. Avaliar o perfil comportamental do candidato

Uma das principais vantagens desta técnica é a facilidade em conjecturar as ações do candidato frente às diferentes situações que ele enfrentaria na empresa.

É possível compreender seu instinto de liderança, comprometimento, comunicação, relacionamento e produtividade, permitindo avaliar estas aptidões e verificar se estão alinhadas com os princípios e as necessidades da empresa.

Em uma análise de currículo ou outra técnica mais convencional, por exemplo, esse tipo de avaliação não é acessível.

6. Melhorar o ambiente organizacional

Quando a equipe está alinhada com os objetivos da organização e todos os seus profissionais contribuem para este progresso, a confiança do time se expande e o desempenho individual e coletivo é estimulado positivamente.

Nesse caso, a escolha dos candidatos adequados influencia diretamente na performance e integração do grupo. E isso impacta positivamente também no clima organizacional.

Como posso estruturar uma entrevista por competência na minha empresa? 

Para estruturar um bom modelo para seu recrutamento e seleção, utilizando a técnica de entrevista por competência, é necessário seguir alguns passos e cuidados, incluindo:

1. Estabeleça as habilidades necessárias para o cargo

Comece realizando um mapeamento das exigências técnicas e comportamentais para a vaga.

Quais serão as atividades a serem desenvolvidas pelo novo colaborador? Quais habilidades são imprescindíveis para o cargo? Quais competências podem agregar no crescimento da empresa e se tornar um diferencial para a equipe?

Estas informações podem ser coletadas na descrição do cargo ou diretamente com os gestores diretos do novo colaborador. Os talentos top performance da função também podem fornecer bons insights.

2. Construa um roteiro de perguntas

A segunda etapa da construção da entrevista por competência é estruturar um roteiro de perguntas estratégicas. Ele terá como base as habilidades definidas na primeira etapa do processo.

Para cada habilidade, o recrutador deverá estipular ao menos duas perguntas cujas respostas possibilitem ao candidato trazer exemplos de que ele possui os atributos necessários para a vaga.

Caso necessário, o entrevistador poderá realizar perguntas complementares para se aprofundar no contexto do assunto.

3. Avalie as respostas

Para que o RH consiga obter a maior riqueza de detalhes nas respostas do candidato, é importante aproveitar as perguntas complementares. Veja alguns exemplos:

  • Como foi a resolução desse problema?
  • Como você se sentiu após a conquista?
  • Qual foi o impacto da sua ação?

Isso permitirá avaliar os resultados com clareza. Afinal, as respostas são divididas em escalas de 1 a 5, em que 1 representa nenhuma evidência e 5, alta evidência de determinado conhecimento ou habilidade.

A soma desta classificação é o que permitirá ao recrutador definir se o candidato passará para a próxima fase ou não.

Como otimizar a entrevista por competência e obter resultados ainda mais ágeis e precisos

Os passos básicos que vimos anteriormente podem ser morosos e carecer de precisão. É por isso que muitas empresas estão buscando formas de otimizar a entrevista por competência para realizar contratações mais assertivas e ágeis.

A tecnologia contribui muito para isso. Há plataformas que permitem aplicar este tipo de entrevista de maneira mais confiável, prática, isenta de subjetividade e extremamente célere. É o caso especialmente de plataformas que oferecem testes psicométricos online.

O TalentLens é um exemplo. Essa é uma plataforma especializada em avaliações psicológicas, de personalidade e cognição, com foco nas necessidades reais das empresas.

Ela oferece um sistema de teste seguro e confiável, completamente digital e com acompanhamento por inteligência artificial (IA), podendo ser personalizado conforme as necessidades de sua organização.

Assim, fica mais fácil conduzir a entrevista por competência e identificar o candidato mais adequado para a vaga, prevendo com maior precisão como será o seu desempenho.

Para obter mais dicas para otimizar esse processo, confira também essas 4 ferramentas para analisar o perfil comportamental no recrutamento e seleção.


Fique por dentro de inovações e dicas de negócio. 👇

Siga-nos no LinkedIn

ÚLTIMAS NOTÍCIAS