Pearson Corporate Solutions: 3 ferramentas para analisar o perfil comportamental no recrutamento e seleção

Tempo de Leitura: 4.5 min
ferramentas para analisar o perfil comportamental no recrutamento e seleção

Uma etapa importante dos processos de recrutamento e seleção mais assertiva é a análise de perfil comportamental dos candidatos.

Com isso, é possível conhecer e avaliar traços de personalidade e características individuais dos candidatos, identificar perfis profissionais e verificar se esses estão alinhados às exigências do cargo.

Apesar de sua importância, por serem morosos e complicados de aplicar e avaliar sem o apoio da tecnologia, algumas empresas deixam de utilizar esses testes e acabam fazendo contratações inadequadas.

Isso não precisa acontecer em sua organização. Continue a leitura e conheça ferramentas da Pearson Corporate Solutions para analisar o perfil comportamental e ter processos de recrutamento e seleção mais ágeis e bem-sucedidos.

O que é a Pearson Corporate Solutions?

A Pearson tem mais de 170 anos de mercado e está presente em mais de 70 países, ofertando soluções em aprendizagem - incluindo aquelas voltadas ao setor corporativo.

Assim, a Pearson Corporate Solutions agrega as melhores soluções para os maiores desafios do mundo corporativo e que ajudam a fortalecer as habilidades profissionais da força do trabalho.

Por meio dessas soluções, sua organização conseguirá otimizar o recrutamento e seleção, desenvolvimento e retenção de talentos e engajamento dos colaboradores, de modo a obter melhorias mensuráveis em seus resultados.

Entre as soluções para recrutamento e seleção, estão as voltadas para avaliação de hard e soft skills, avaliação clínica e certificação.

Por que utilizar ferramentas tecnológicas para analisar o perfil comportamental no recrutamento e seleção?

Quem está à frente de um setor de RH sabe como o seu papel foi ressignificado nos últimos anos. Hoje, ele obtém mais reconhecimento como uma área estratégica e central para o sucesso dos negócios.

Mas, para isso, é necessário buscar novas formas de realizar determinadas tarefas e processos, como os de análise comportamental.

Essa digitalização permite que o RH seja mais ágil e eficiente, realizando contratações compatíveis estratégicas dos melhores talentos para a organização. Com o apoio de ferramentas especializadas, é possível detectar facilmente os perfis mais adequados para cada área. Aliás, é possível identificar habilidades e capacidades para atingir objetivos específicos.

Quando há o uso combinado com inteligência artificial (IA), ganha-se ainda mais rapidez e confiabilidade nessas análises.

Quais são as melhores ferramentas para analisar o perfil comportamental no recrutamento e seleção?

A Pearson Corporate Solutions oferece as ferramentas certas para otimizar o processo de captação de talentos de sua organização. Conheça, a seguir, três dessas soluções voltadas à análise comportamental:

1. Talent Lens

Esta solução ajudará a encontrar os melhores talentos para a sua organização. Ela é uma plataforma para o mercado corporativo que permite a realização de avaliações psicológicas, de personalidade e cognição.

Dessa forma, o Talent Lens oferece testes psicométricos seguros e confiáveis, totalmente digitalizados e que podem ser customizados conforme as necessidades do seu negócio.

Ao utilizá-la na avaliação de perfil comportamental no recrutamento e seleção, sua empresa conseguirá tomar decisões certeiras de contratação.

Afinal, com essa solução, será possível identificar diferentes estilos de trabalho e prever a performance de cada candidato, considerando sua adequação para qualquer posição aberta em sua organização.

Os resultados indicam a probabilidade de um candidato ser orientado para a liderança, se ele é tolerante ao estresse, tem afinidade com o trabalho e autogestão e muito mais.

Outro diferencial é o acompanhamento por Inteligência Artificial em todo o processo, elevando o grau de confiabilidade dos relatórios gerados. As avaliações entregam resultados cientificamente comprovados, promovendo uma tomada de decisão segura e assertiva.

2. EdTest.ai

Esta é a plataforma da Pearson Corporate Solutions para realizar avaliações online, de modo seguro, confiável, eficaz e com uso de Inteligência Artificial. É possível personalizar configurações seguindo as necessidades da sua organização.

Também é possível criar com o EdTest.ai diferentes alternativas de testes, banco de itens, perguntas adaptativas e, também, simulados. Tudo é customizável, incluindo as perguntas, o tempo para resposta e outros parâmetros.

A plataforma permite integração com outros sistemas utilizados pelo RH e a gestão de segurança remota.

Além disso, fazer a análise de perfil comportamental se tornará mais célere e facilitado. Isso porque o EdTest.ai realiza automaticamente relatórios, resumo de todos os candidatos que já concluíram algum teste, gera evidências de atividades suspeitas, com a possibilidade de acessar imagens e áudios de ações suspeitas, entre outras funcionalidades.

A IA permite também elevar a confiabilidade e agilidade dos processos de recrutamento e seleção, por meio de um monitoramento completo durante todo o processo relacionado ao teste.

Os recursos incluem biometria facial antes da prova, reconhecimento facial contínuo e bloqueio de uso de outros softwares durante o teste.

3. GetSongs

O GetSongs é uma solução gamificada para a análise de perfil comportamental no recrutamento e seleção.

Essa ferramenta simula desafios reais vivenciados nas empresas para ajudar o RH a mapear 23 competências comportamentais, tais como comunicação, trabalho em equipe e senso de urgência. Veja abaixo!

A partir desse mapeamento, é possível ter uma visão bastante completa sobre os candidatos, de modo a se identificar aquele com perfil mais alinhado à cultura organizacional e às exigências do cargo.

Tudo isso é feito oferecendo ao candidato uma experiência mais interativa e prazerosa de participar, sem processos maçantes.

E isso gera um benefício adicional: em situações associadas ao entretenimento, os profissionais se tornam mais espontâneos em sua tomada de decisão.

Com isso, ao não focarem no fato de que estão sendo avaliados, eles participarão do jogo com mais naturalidade, o que torna os resultados ainda mais confiáveis.

Com todas essas soluções, seu RH conseguirá incluir no recrutamento e seleção critérios eficientes para também avaliar habilidades e comportamentos socioemocionais de cada candidato, algo que dificilmente é obtido com confiabilidade com opções de testes mais tradicionais.

E então, que tal aprimorar a análise do perfil comportamental no recrutamento e seleção de sua empresa? Para saber mais sobre as ferramentas da Pearson Corporate Solutions, entre em contato com nossos consultores.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS