Seleção de pessoas: como reduzir o tempo de contratação

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seleção de pessoas como reduzir o tempo de contratação

Se o processo de seleção de pessoas nas empresas demorar mais do que o necessário haverá perdas, algumas mensuráveis, outras não. Implementar o recrutamento inteligente é uma das chaves para o sucesso de qualquer organização. Se isso for feito de maneira ágil, melhor ainda.

Um processo robusto de seleção de pessoas vai desde atividades como divulgar as vagas e selecionar os perfis adequados para cada oportunidade, passando pelas entrevistas e dinâmicas, até a contratação.

Sem prescindir da qualidade, é possível otimizar as etapas que envolvem a seleção de pessoas. Afinal, reduzir o tempo de contratação de um profissional significa contar com um processo mais produtivo e menos oneroso. O objetivo é ter a melhor relação custo-benefício possível.

Além do custo operacional, a demora na admissão tem outro risco: o candidato selecionado pode ser contratado por outra empresa. E mais grave: por um concorrente. Separamos algumas dicas para você agilizar os processos seletivos da sua empresa, sem correr riscos. Confira:

6 Soluções e ferramentas que agilizam a seleção de pessoas!

1. Invista em softwares de gestão e recrutamento

Estas ferramentas contribuem bastante para otimizar o processo de seleção de pessoas. Com a tecnologia trabalhando a seu favor, tudo fica mais rápido, eficaz e produtivo.

Há ferramentas que contribuem para a organização do processo como um todo. Elas facilitam a seleção de candidatos via banco de talentos, mediam a participação do candidato e viabilizam a inserção de dados em plataformas digitais.

2. Tenha clareza na hora de divulgar a vaga

Antes de publicar uma nova oportunidade de trabalho na sua empresa, esclareça com a área contratante todos os detalhes sobre o perfil da vaga. Informações técnicas e de comportamento precisam estar claras e objetivas para o RH.

Com isso, a área de recrutamento terá menos trabalho na seleção das pessoas, pois vai atrair os profissionais mais alinhados aos desafios propostos.

3. Crie um texto atraente

Para atrair os melhores candidatos à vaga, escreva um texto que contenha, além da descrição da nova oportunidade, as atividades do presente. E as futuras responsabilidades do contratado também.

Uma dica é fazer um título atraente da vaga e na linguagem específica e adequada para atrair a atenção do perfil X ou Y. É bem importante ter uma boa descrição da empresa, ressaltando seus diferenciais, visão, missão e valores. Seja transparente e evite termos técnicos.

O texto deve refletir o que a vaga oferece, nada mais do que isso. Desse modo, há um alinhamento de imediato entre a empresa e o candidato.

4. Mantenha um banco de talentos atualizado

É fundamental que, ao término de todo processo seletivo, a área de Recursos Humanos aproveite para alimentar o banco de dados com informações dos candidatos não selecionados.

Este banco, constantemente atualizado, é extremamente útil quando houver a abertura de uma nova oportunidade. Ou até para o mesmo processo por hora finalizado.

Afinal, não é incomum que um profissional selecionado não se adapte à empresa e à sua cultura organizacional, e peça para deixar a organização. Sendo assim, haverá mais agilidade para recomeçar o processo.

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5. Tenha critério ao selecionar os candidatos à entrevista

Só selecione para a entrevista aqueles candidatos que são aderentes à vaga, observando no detalhe os atributos técnicos e comportamentais, ou seja, suas hard skills e soft skills.

Observe a qualidade da experiência profissional, informações sobre o resultado dos testes pelos quais o candidato passou e perfil comportamental. Selecionar os melhores talentos para a entrevista com o gestor ou diretor da área contratante traz mais agilidade ao processo de seleção de pessoas. Nesse caso, menos é mais.

6. Avalie a contratação de uma empresa especializada

Uma frente crucial na jornada de otimizar o processo de recrutamento e seleção de pessoas é a contratação de uma empresa parceira para desempenhar estas funções. Dependendo da estratégia da empresa, esta é uma alternativa a ser pensada. Leve em conta custos e benefícios.

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Com experiência nessa área, uma consultoria especializada pode encurtar o processo de contratação. Geralmente, elas se responsabilizam, sobretudo, pela parte que envolve descrição e divulgação da vaga, análise de currículos e seleção dos potenciais candidatos.

E a sua empresa, já aplica alguma dessas técnicas? É hora de começar a modernizar os processos e utilizar sistemas tecnológicos para automatizar e mudar completamente a experiência dos colaboradores no momento de contratação.

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