Teste de personalidade: os 5 melhores para recrutamento e seleção

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Um processo de recrutamento e seleção bem-sucedido passa necessariamente pela forma como é conduzido. A principal premissa é de que ele deve ir além da tradicional análise de currículos e de entrevista para avaliar as qualificações dos candidatos. É fundamental também incluir um teste de personalidade realmente eficaz.

Pode ser no formato online ou off-line. O fundamental é que seja aplicado de acordo com os objetivos da empresa, pois esse tipo de teste é vital para a tomadas de decisões assertivas.

Com os dados em mãos, você não precisa focar esforços apenas na formação educacional e nas habilidades técnicas de quem está concorrendo à vaga.

Aliás, será possível combinar os aspectos comportamentais dos candidatos, fator que tem chamado a atenção das maiores empresas da atualidade.

Vantagens de aplicar um teste de personalidade

Elencar testes de avaliação no recrutamento e seleção de novos colaboradores otimiza a duração do processo e reduz o tempo de contratação. Libera, também, a equipe de RH e o gestor da área para executar outras atividades.

Há vários testes confiáveis para apoiar o recrutamento e seleção na identificação do melhor candidato para cada vaga. Importante mencionar que alguns testes são específicos e devem ser aplicados observando o perfil da posição em aberto.

É primordial avaliar, também, as tendências e novidades que o mercado oferece, como forma de agilizar o processo de recrutamento e seleção. Essa abordagem pode proporcionar mais agilidade e efetividade à jornada de contratação da pessoa certa para o lugar certo.

Inclusive, muitos dos testes que você verá na sequência podem ser realizados de forma 100% online, com o uso de soluções e ferramentas desenvolvidas exclusivamente para avaliar candidatos em processos seletivos.

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Teste de personalidade: conheça os 5 melhores para recrutamento e seleção

1. Teste de perfil comportamental

Esse teste permite ao recrutador analisar o comportamento do candidato e saber se ele possui as competências necessárias para atendar às expectativas da organização.

Quando aplicado, o teste de perfil comportamental é aliado importante no desafio de montar uma equipe com talentos diversificados, engajada e produtiva.

O teste não precisa ser aplicado necessariamente por um psicólogo, desde que seja feito por uma ferramenta de mapeamento comportamental de alta confiabilidade baseada em IA.

Nesse caso, é preciso utilizar um software que permita fazer o mapeamento de perfil comportamental do candidato, definindo as características do profissional e traçando os pontos marcantes de seu comportamento.

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2. Teste de habilidade cognitiva geral

Da mais simples à mais complexa, qualquer posição dentro das organizações exige um nível básico de raciocínio e capacidade cognitiva. O recrutador precisa avaliar se o candidato tem capacidade de analisar diferentes tipos de informações para tomar a melhor decisão.

O teste cognitivo inclui três tópicos:

  • Raciocínio verbal;
  • Raciocínio lógico;
  • Raciocínio matemático.

3. Teste de raciocínio lógico

Esse teste tem como objetivo analisar o desempenho do candidato na hora de solucionar problemas, interpretar textos, planejar ações e tomar decisões.

De acordo com especialistas, o teste de raciocínio lógico deve ser aplicado, principalmente, no processo seletivo de candidatos a vagas relacionadas à vigilância e à segurança. Podem ser usados também em testes de seleção em programas de estágio e trainee das empresas.

Vale lembrar que a matemática é uma área de conhecimento bastante utilizada nesse tipo de prova. O candidato que apresenta bom resultado na prova tem capacidade para interpretar enunciados, pensar linearmente, possui domínio na argumentação e é capaz de desenvolver questões com rapidez e clareza.

4. Teste de comunicação e escrita

Quem trabalha em uma organização sabe que comunicação escrita faz parte da rotina do dia a dia. Está presente nos e-mails, notas, planejamento, pesquisas e relatórios que envolvem o funcionamento de todo negócio.

Por isso, é importante selecionar o candidato que possui habilidades de escrita e comunicação. A falta dessas características pode ocasionar conflitos ou divergência de informação.

Qualquer erro relacionado à escrita e expressão pode atacar a credibilidade e a autoridade do negócio diante dos clientes, do público em geral e até da concorrência.

Além disso, o candidato que apresenta domínio das habilidades terá maior potencial de comunicação interpessoal, o que auxilia muito no clima organizacional com foco em resultados, produtividade e motivação de equipe.

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5. Teste de aptidões sociais

Sem dúvida, a capacidade de se relacionar bem com as pessoas, de diferentes posições, é uma competência essencial em todas as organizações.

Para testar a aptidão social do candidato no processo de recrutamento e seleção, promova dinâmicas em grupos. Elas devem avaliar a capacidade de relacionamento entre os candidatos e suas reações diante dos obstáculos apresentados.

Para assegurar um ótimo ambiente de trabalho, é importante valorizar candidatos que possuem essa qualidade. Afinal, a ausência dela pode provocar um clima organizacional pouco favorável.

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