Versant: solução da Pearson para certificação e recrutamento

Tempo de Leitura: 4.5 min
versant solução para certificação e recrutamento

Cerca de 1,35 bilhão de pessoas em todo o mundo fala inglês nativamente ou como segunda língua, conforme dados da pesquisa do Statista. O Versant é uma solução da Pearson Corporate Solutions que ajuda a sua empresa a se tornar mais assertiva no processo de avaliação para contratações, promoções e alinhamento de funções para equipes e projetos.

Sua utilização pode se dar tanto na certificação de seus colaboradores atuais no idioma quanto como instrumento para trazer acurácia e agilidade nos processos de recrutamento e seleção que tenham a proficiência em inglês como um dos critérios.

O que acha de compreender melhor quais os benefícios que essa solução pode trazer para o RH e para sua empresa? Continue a leitura e descubra mais sobre o Versant e suas potencialidades.

Versant: uma solução by Pearson Corporate

A Pearson Corporate é uma marca integrante da maior empresa de aprendizagem do mundo. Sua expertise é oferecer soluções exclusivas e eficientes para que as organizações alcancem resultados, por meio do fortalecimento de seu time. Isso inclui produtos para processos de recrutamento e seleção, desenvolvimento de colaboradores, certificação profissional e engajamento de equipes.

O Versant é uma dessas soluções, que contribui tanto para processos de certificação de seus colaboradores quanto para os de recrutamento e seleção de novos talentos com domínio de inglês.

O que é a solução corporativa Versant?

O Teste de Nivelamento de Inglês do Versant é uma solução que proporciona às organizações vantagens para recrutar talentos excepcionais e desenvolver as competências linguísticas dos funcionários na língua inglesa.

Por meio de uma tecnologia avançada de Inteligência Artificial (IA) patenteada pela Pearson, e combinada a uma abordagem de habilidades integradas para medir com precisão e confiabilidade as habilidades de comunicação em inglês, o teste do Versant fornece resultados quase instantâneos, tornando os processos de aplicação e análise de resultados muito mais ágeis e eficientes.

Complemente a sua leitura!

👉 Certificação profissional: 5 vantagens de oferecer na empresa

👉 5 motivos para certificar seus profissionais bilíngues

Avaliação precisa e assertiva

O Teste de Nivelamento de Inglês do Versant pode avaliar quatro habilidades vitais para uma comunicação eficaz em inglês: fala, escrita, escuta e leitura.

As perguntas do teste são elaboradas em torno de cenários de trabalho da vida real, típicos de um ambiente laboral internacional. Afinal, mesmo que sua empresa tenha operações no Brasil, seus clientes, fornecedores, investidores e públicos de interesse podem estar em qualquer lugar do mundo.

Pontuação inteligente

O teste é conduzido automaticamente pela tecnologia de pontuação do Versant, isso elimina o risco do viés inconsciente e garante consistência e confiabilidade na pontuação, sendo uma solução alinhada às políticas de inclusão e diversidade das organizações.

Além disso, os relatórios de pontuação trazem sugestões de melhoria e atividades recomendadas para ajudar o funcionário a atingir seus objetivos de desenvolvimento profissional relacionados ao inglês.

Praticidade e agilidade 100% online

O teste Versant pode ser realizado a qualquer hora e local. Por isso, é ideal para ser aliado das empresas também em modelos de trabalho remoto ou híbrido.

Aliás, o processo leva menos de uma hora para ser concluído e os resultados são disponibilizados poucos minutos após sua finalização. Tudo pode ser feito de forma 100% online.

Em um processo seletivo, por exemplo, a agilidade e praticidade são ganhos importantes para reduzir o tempo de contratação e para não perder o talento para outra companhia.

Como o Versant pode ser utilizado por sua empresa?

Não importa se sua empresa busca formas de aprimorar desempenho do time, valorizar talentos ou captar no mercado profissionais proficientes. O Versant pode ser seu novo aliado para medir e monitorar objetivamente habilidades linguísticas em inglês. Em especial, é essencial para:

1. Certificação de colaboradores

Uma equipe que tem chance de crescer é uma equipe motivada e produtiva. Os líderes de RH sabem que as oportunidades de desenvolvimento profissional trazem novas competências e tornam suas empresas mais competitivas.

Ao mesmo tempo, ajudam a aumentar a retenção de talentos. De acordo com um estudo do LinkedIn, 94% dos funcionários permaneceriam na organização por mais tempo se houvesse investimento no desenvolvimento de carreira.

Mas, ainda assim, há muitos fatores envolvidos na execução de um programa de educação corporativa de sucesso. Se você deseja ajudar seus funcionários a melhorar as habilidades de comunicação em inglês, por exemplo, fornecer treinamento não é suficiente. Você também precisará avaliar essas habilidades e monitorar o progresso.

É aí que o Versant pode ajudar! Funciona como um instrumento confiável e imparcial para certificar as habilidades dos colaboradores em idiomas, permitindo também acompanhar o progresso deles no domínio dessas habilidades.

Assim, seu funcionário se sentirá motivado ao perceber a valorização e investimento da empresa em seu desenvolvimento e satisfeito ao perceber seu desempenho nessa habilidade indispensável para a carreira. Além disso, a empresa terá em seu time profissionais realmente prontos para auxiliar na obtenção do sucesso em um mundo globalizado.

2. Recrutamento e seleção

Os processos de recrutamento e seleção são essenciais para que a empresa conte com os talentos necessários para conduzir sua operação no presente e planejar ações mais eficientes para o futuro.

Entretanto, dois fatores que podem prejudicar esses resultados:

    1. Primeiro: processos muito longos fazem com que a produtividade e inovação caiam e o restante da equipe fique sobrecarregada e mais suscetível a erros e atrasos.
    2. Segundo: a seleção de um profissional que, na prática, não possui realmente as habilidades e competências necessárias para o cargo.

O teste do Versant ajuda a evitar esses gargalos! Aliás, atua como uma ferramenta crucial para auxiliar o RH a identificar o candidato que realmente tenha a proficiência exigida em inglês.

O teste avaliará as habilidades dos candidatos para lidar com uma variedade de situações de trabalho, incluindo interações profissionais e sociais com clientes e colegas. Isso mostrará a capacidade de cada profissional de gerenciar conflitos e tomar decisões.

Outro fato interessante é que o Versant é conduzido por IA e 100% automatizado. Com isso, os resultados das avaliações são rápidos e disponibilizados em minutos com pontuações quantitativas. Esse tipo de eficiência e velocidade ajuda a reduzir o tempo gasto no recrutamento e economiza no custo por contratação.

Agora que você já conhece essa solução da Pearson Corporate, entre em contato com um consultor para saber mais sobre como o Versant pode trazer benefícios à sua empresa e tornar o RH ainda mais estratégico.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS